ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

O que fazer na hora do rush para não se estressar? - NoxCar

O que fazer na hora do rush para não se estressar?

Muitas pessoas adoram dirigir e aproveitam o momento para ouvir as músicas favoritas, pensar na vida, em tudo que é preciso fazer durante o dia: estar ao volante é, praticamente, uma terapia. E, vamos combinar que elas têm razão: dirigir é, realmente, uma atividade prazerosa – a não ser em situações específicas que, infelizmente, têm se tornado uma rotina na vida dos motoristas.

Poucas coisas na vida são tão estressantes do que o tempo perdido no trânsito das grandes cidades, não é mesmo? É claro que ele pode acontecer por diversas razões, como horário de rush e acidentes, mas, independentemente do motivo, a sensação de impotência diante de uma fila quilométrica pode levar muitas pessoas à beira de um ataque de nervos. E é isso que mostrou uma pesquisa do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional na Associação Brasileira de Medicina do Tráfego: entre 13 e 17% dos motoristas brasileiros apresentam algum distúrbio comportamental durante o trânsito desencadeado pelo estresse.

O congestionamento típico da hora de hush faz parte do seu dia a dia de casa para o trabalho e vice-versa? A receita é simples: não adianta se estressar. Se você não sabe como abstrair das filas quando estiver ao volante, no post de hoje preparamos algumas dicas para encarar o trânsito com o máximo de tranquilidade possível, cidadania e, acima de tudo, respeito com o próximo. Vamos lá?

#1 Monte uma playlist para ouvir no trânsito

Você, como certeza, já deve ter ouvido aquele ditado que diz que “quem canta, seus males espanta”, certo? E ele serve para os momentos de estresse ao volante. É claro que você pode contar com as estações de rádio, mas lembre-se que, dependendo do horário, a quantidade de propagandas é grande entre uma música e outra, e você pode acabar ficando ainda mais sem paciência com os gingles e esquetes.

Por isso, nada melhor do que sair de casa preparado para a “batalha no trânsito”: um pen drive ou o bluetooth do celular podem ser as melhores “armas”! Prepare uma playlist com as músicas que mais lhe acalmam, que lembram bons momentos e fazem parte da trilha sonora da sua vida. Dessa forma, é só relaxar e cantar junto com os seus artistas favoritos.

#2 Não adianta buzinar

Por mais óbvio que pareça, no trânsito, muitas pessoas fazem isso: enfiar a mão na buzina não vai fazer com que os carros andem mais rápido em um congestionamento. Portanto, se estiver parado em uma fila, de nada adianta recorrer para a buzina. Lembre-se que você e todos os motoristas ao seu redor estão na mesma situação, e se cada um resolver usá-la como válvula de escape do estresse, a sinfonia vai ser caótica.

#3 Faça alongamentos para evitar a tensão

Ficar muito tempo na mesma posição pode causar tensão aos músculos e aumentar ainda mais a sensação de estresse. Por isso, quando estiver parado no trânsito, aproveite para fazer alguns alongamentos, principalmente cervicais. Isso vai lhe ajudar a relaxar.

#4 Exercícios de respiração podem ajudar a controlar o estresse

A respiração lenta e profunda é uma ótima alternativa para aliviar o estresse dentro do carro. Para ajudar no exercício, escolher uma música calma e relaxante da sua playlist pode ser a solução para abstrair do caos ao volante.

#5 Pense em rotas alternativas

Muitas vezes, isso não é possível, mas, em outras, que tal explorar rotas alternativas pelo caminho? Um bom GPS pode lhe ajudar nessa tarefa, indicando as ruas que estão com mais ou menos congestionamento. Se a tecnologia ajuda em tantas coisas na vida, não seria no trânsito que ela deixaria os usuários na mão, não é verdade?

#6 Dirija de vidros fechados e deixe o carro em ponto morto

Acredite: a poluição sonora vinda do trânsito tem um efeito agravante nos níveis de estresse. Por isso, dirija sempre com as janelas fechadas, para evitar que os ruídos de motor, buzina e outros barulhos piorem o tempo parado no congestionamento. Aproveite para apertar o play e aumentar o volume do som, já que, com os vidros fechados, ninguém vai ouvir a sua cantoria.

Viu como, mesmo com tudo parado, é possível driblar o estresse ao volante? Você tem mais alguma dica para abstrair na hora do hush? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

Lucas Noronha: