O que é cilindrada do motor de um carro e o que esse número significa?

Você pretende comprar um automóvel em breve? Se sim, então precisa saber o que é cilindrada do motor de um carro, o que ela significa e qual é o número indicado para as suas necessidades.

Afinal, você provavelmente já deve ter visto propagandas por aí de carros que são anunciados com números como 1.0, 2.0, 1.4, como indicadores da cilindrada do motor, mas talvez não entenda exatamente o que isso significa. Afinal, um número maior é melhor? Ou será que isso não tem nada a ver?

Se você quer aprender o que é cilindrada do motor de um carro, este artigo é para você. Siga a leitura para descobrir!

O que é cilindrada do motor do carro?

A cilindrada de um carro é representada pelo numeral que vem marcado do lado do modelo na carroceria. Por exemplo, você pode comprar uma Fiat Toro 1.8, 2.0 ou 2.4. Nesse caso, são todos modelos com diferentes cilindradas.

Cada um desses números com um ponto representam a quantidade de cilindradas. Um carro 1.8, por exemplo,  tem ao redor de 1.800 cilindradas, enquanto um 2.4 tem 2.400. É importante ter em mente também que, às vezes, as montadoras arredondam os números. Por isso, não é incomum um carro com cilindrada de 2.890 no motor ser anunciado como 3.0.

A cilindrada denota a capacidade do motor de queimar gás combustível a cada uma das suas rotações. Por isso, um motor de 2.000 cilindradas é capaz de processar um volume de 2 litros de gás combustível a cada movimento dos pistões.

No entanto, vale ter em mente que um litro de gás combustível não é a mesma coisa que um litro de combustível. O gás combustível é uma mistura do combustível em si e o ar que está no motor, sendo ele formado, majoritariamente, de oxigênio mesmo.

Como funciona o motor do carro?

Para entender melhor a importância de saber o que é cilindrada, é importante compreender como funciona o motor de um carro a combustão. Vale lembrar que tudo isso que estamos mencionando aqui não vale para veículos elétricos, ok?

O motor a combustão funciona ao queimar gás combustível. Esse gás, como já mencionado, é composto por oxigênio e o combustível do veículo, que pode ser gasolina, etanol ou diesel.

O que acontece é o seguinte: um motor de carro é composto por vários cilindros. Dentro deles, estão pistões que se movimentam ligados à biela. Basicamente, o gás combustível entra no cilindro e então empurra o pistão para baixo. Esse movimento faz a biela girar e, portanto, volta a empurrar o pistão para cima. Por sua vez, o pistão acaba acionando a vela que cria uma faísca responsável por gerar a combustão que queima o gás combustível.

Em seguida, o pistão volta a descer e subir para expelir o gás de escape do cilindro, permitindo que uma nova sequência de gás combustível entre para reiniciar o ciclo.

Esse movimento todo é controlado por uma peça chamada virabrequim. Esse eixo dá voltas e, a cada volta dele, esse movimento todo acontece. Na prática, cada eixo do virabrequim é responsável por definir a cilindrada do automóvel. Afinal, a cilindrada é a quantidade de gás combustível processada em cada ciclo dos pistões do motor.

Ufa, ficou fácil de entender?

A cilindrada tem a ver com a potência?

Uma confusão comum de quem não sabe o que é cilindrada do motor do carro é confundir o valor com a potência dele. Na verdade, de fato, normalmente quanto mais cilindradas, mais potência do motor. No entanto, essa análise não funciona de maneira tão simples quanto uma conta de matemática.

É fato que a potência do motor vem da sua capacidade de transformar combustível em força física. Por isso, quanto maior a capacidade de processar combustível, maior deve ser a sua capacidade de gerar potência.

Porém, existem vários outros fatores que também determinam a potência de um carro. A cilindrada é só um deles. Por exemplo, o número de rotações do motor afeta a potência, as turbinas ou intercoolers também (para evitar que ele sobreaqueça) e até mesmo os materiais usados no motor afetam os seus cavalos de potência.

Por isso, não é um absurdo ver um carro que seja 1.0 ter mais potência do que um que seja 1.4. Quer um exemplo? O Fiat Grand Siena Attractive tem um motor 1.4, o Fire Evo 8V. Esse motor gera de 85 a 88 cavalos de potência. Já o Onix 2020 tem um motor 1.0 que gera 116 cavalos de potência – uma diferença considerável.

Então, para resumir: 

  • a cilindrada influencia a potência do motor;
  • se aumentar a cilindrada de um motor, ele ganha mais potência;
  • no entanto, a cilindrada não é o único fator;
  • por isso, outros fatores podem fazer com que um motor com menos cilindrada tenha mais potência do que um com mais cilindrada.

Pronto, agora você já sabe o que é cilindrada do motor do carro e já tem todas as informações necessárias para poder escolher qual veículo quer comprar.

Independentemente de querer um carro 1.0, 1.4, 1.8 ou 2.0, você sempre encontrará os melhores modelos na NoxCar, especialmente com as melhores condições de segurança, flexibilidade e transparência.

Por isso, se você está pronto para comprar o seu próximo automóvel, conheça o nosso catálogo online e use o ícone do WhatsApp ao lado para entrar em contato com a nossa equipe!

Diego Martins: