Nove cuidados essenciais com o seu veículo no inverno

Já estamos no inverno e, com ele, precisamos ter alguns cuidados para cuidarmos da nossa saúde e enfrentarmos as baixas temperaturas, por exemplo, reforçar cobertores e utilizar mais roupas. Mas você sabia que com os veículos não é diferente?

Existem cuidados que devem ser reforçados neste período mais frio, a fim de evitar problemas para a saúde do carro. Algumas medidas preventivas podem ser fundamentais para evitar panes repentinas no trânsito ou antes mesmo de sair de casa.

Ao longo desse conteúdo, será possível entender a importância de cuidar dos veículos no inverno e conferir, ainda, algumas dicas. Continue a leitura!

Entenda por que seu veículo merece mais atenção em temperaturas mais baixas

Nos períodos mais frios, os carros também sofrem, podendo ocorrer problemas na lataria, na parte elétrica, na mecânica, nos pneus e no combustível. Isso acontece porque o veículo, além de estar parado, está sob uma temperatura diferente da usual, afinal, quando damos partida, a tendência é de que ele esquente.

Por exemplo, os combustíveis que apresentam em sua composição maior teor de etanol são os mais difíceis para fazer o motor pegar de primeira e, quando ficamos insistindo, a bateria pode sofrer uma descarga repentina. Além disso, velas, cabos e bobinas podem ser afetados.

Busque manter o veículo em locais cobertos e protegidos do frio. Isso ajuda a evitar desgastes e problemas futuros.

Nove cuidados com seu carro durante o inverno

Em algumas cidades, como Florianópolis, os termômetros marcam temperaturas bem baixas que podem afetar o funcionamento dos automóveis. Por isso, recomenda-se investir em medidas preventivas.

Para ajudar, separamos esses nove cuidados para você ter com seu carro.

1. Higienização interna

No inverno, é comum usarmos os veículos com os vidros fechados, o que impede a circulação do ar. Então, para evitar possíveis doenças respiratórias, o certo é fazer uma higienização interna antes que o inverno dê as caras. Tudo para enfrentar a estação com segurança e não comprometer a saúde dos ocupantes.

2. Mantenha as luzes em bom funcionamento

Também neste período as neblinas ficam mais intensas, diminuindo a visibilidade e aumentando o risco de acidentes. Verifique se todas as partes de iluminação do veículo estão funcionando. Elas são itens indispensáveis para que o condutor enxergue perfeitamente e possa ser visto pelos demais.

3. Tenha cuidado com os pneus

Lembre-se de monitorar a calibragem para manter uma boa eficiência. Não existe a necessidade de mudar a forma de encher os pneus, mas sim conferir a calibragem de acordo com os valores indicados para cada modelo de carro.

5. Atenção na hora de dar partida

As temperaturas mais baixas tendem a prejudicar a partida de alguns veículos, principalmente os que são movidos a álcool. Tente dar partida a frio, fazendo com que os injetores se aqueçam e facilitando a evaporação do etanol. Jamais dê “trancos” para o veículo funcionar.

6. É preciso ter cuidado com a bateria

A bateria pode perder carga no frio, dificultando a geração de energia do carro. Entretanto, com inspeções regulares, é possível garantir um bom desempenho deste item. Outra dica é evitar dar partida com luzes e demais acessórios ligados, a fim de poupar energia.

7. Sistema de arrefecimento

O líquido de arrefecimento pode congelar se as temperaturas forem muito baixas, prejudicando o funcionamento e acarretando problemas graves para o motor. A indicação é manter a quantidade indicada de líquido, realizando a troca de forma regular e no período indicado pela montadora.

8. Visite uma oficina

Não deixe de levar seu veículo em uma oficina de sua confiança. As manutenções preventivas são capazes de avaliar sistemas e peças danificadas pelo frio antes que o problema se agrave. Esse cuidado garante segurança e evita gastos não pontuais.

9. Não se esqueça da lataria

A lataria sofre e muito com o frio. Isso porque ela perde o brilho como se estivesse queimada. Veículos deixados de forma constante sem proteção em baixas temperaturas podem apresentar uma lataria com defeitos e ter problemas de desvalorização na hora de trocar ou vender o automóvel.

Com esses cuidados, é possível fazer com que seu veículo passe pelo inverno com mais segurança e qualidade. E, claro, sem que gastos inesperados surjam ao longo do caminho.

Não se esqueça de que as revisões são importantes e devem ser feitas periodicamente. Opte por uma oficina mecânica com profissionais capacitados e que entendam do assunto, garantindo um serviço de qualidade. Venha nos visitar!

Diego Martins: