Ainda em 2018 teremos novas placas para veículos sendo utilizadas no Brasil. Foi publicada, no início do mês de março, no Diário Oficial da União, a Resolução número 729, que regulamenta o novo sistema de placas de identificação de veículos.
Esse assunto não é novidade para muitas pessoas, pois está em debate desde 2014. O objetivo dessa alteração é aumentar a segurança e padronizar as placas nos países do MERCOSUL – facilitando o fluxo de veículos entre os territórios.
Se você quer ficar por dentro das novidades e descobrir como funcionarão as novas placas de identificação, acompanhe.
A regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito
Na Resolução número 729, o Conselho Nacional de Trânsito instituiu as novas placas para identificação de veículos. É neste documento que estão todas as normas que regulam o assunto em questão – incluindo os deveres das novas placas:
I- Ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do MERCOSUL, ao lado direito a Bandeira do Brasil e ao centro o nome BRASIL;
II- Ser afixadas em primeiro plano, sem qualquer tipo de obstrução a sua visibilidade e legibilidade;
III- Conter 7 (sete) caracteres alfanuméricos estampados em alto relevo, com combinação aleatória, a ser fornecida e controlada pelo DENATRAN, com o último caractere obrigatoriamente numeral e com distribuição equânime.
Os elementos das novas placas
O tamanho, formato e estrutura principal das novas placas continuam bastante semelhantes. Entretanto, é a entrada de diversos novos elementos que chama a atenção. Confira as informações que vão estar presentes nas placas:
- Emblema do MERCOSUL
- Nome do país
- Bandeira do país
- Faixa holográfica
- Código bidimensional 2D
- Hot stamp personalizado
- Ondas sinusoidais
- Domicílio de registro (UF – Município)
- Marca d’água
Utilização de novas tecnologias
Outra característica marcante das futuras placas é a utilização de novas tecnologias para aumentar a segurança e dificultar a ocorrência de fraudes – que incluem chips, selos federais e um QR code.
Os chips embutidos na placa podem funcionar até mesmo para a abertura de cancelas e portões, com uma tecnologia que já é utilizada por empresas como o Sem Parar e ConectCar.
Além disso, agora, uma única empresa credenciada pelo Denatram pode fornecer as chapas para aumentar ainda mais a segurança do processo. Essa medida também padroniza o custo de emissão das placas em todo o Brasil.
Implantação das novas placas no Brasil
A instalação das novas placas em veículos brasileiros inicia em 1º de setembro deste ano, e a previsão é que aconteça uma substituição total delas até 31 de dezembro de 2023.
O novo modelo será utilizado em todos os casos de instalação de placas: aquisição de novo veículo, transferência de propriedade, mudança de cidade, entre outros.
A importância da segurança
A mudança das placas no território brasileiro contribui para o aumento da segurança e diminuição das fraudes, que acontecem, principalmente, para evitar multas e despistar os veículos que são produtos de furto.
A segurança é um atributo muito importante em diversos aspectos que envolvem os veículos automotores – não só no controle das placas, mas em todas operações que envolvem compra e venda de carros.
É por essa razão que a NoxCar valoriza a transparência nas operações com os clientes. O nosso objetivo é oferecer os melhores produtos e serviços, com vantagens que garantem a segurança que o nosso cliente merece para fechar um negócio.
O que você acha da utilização das novas placas para identificação de veículos? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite o nosso website e até a próxima!