Motor 1.0 ou 1.6: conheça a melhor opção

É comum nos depararmos com vários tipos de motores, entre eles o 1.0 e o 1.6. Mas você sabe o que esses números significam? Geralmente, os motoristas associam esses valores à velocidade do automóvel, o que não é exatamente a resposta certa.

Se você tem um veículo e deseja aprender mais sobre o assunto, é fundamental conhecer os seus mínimos detalhes. Só assim será possível cuidar melhor do carro e, claro, realizar escolhas certas na hora de comprar um seminovo. Além disso, entender como funcionam os tipos de motores 1.0 e 1.6 faz toda a diferença na hora da decisão. Continue a leitura deste artigo para aprender a diferença entre eles!

Entenda sobre as cilindradas do motor

Antes de saber qual motor é o melhor, é mais do que necessário entender das cilindradas. As numerações 1.0 e 1.6 são exatamente as cilindradas dos motores. Mas você sabe o que isso quer dizer?

Vamos lá! A cilindrada é a capacidade cúbica de ar e combustível que cabe dentro dos cilindros que movimentam os pistões e dão impulso ao automóvel. Um carro 1.4 tem um motor que comporta 1.400 cilindradas ou 1.400 cm³ de combustível, por exemplo.

Quanto maior a cilindrada, maior o volume de combustível queimado, o que aumenta a potência e, consequentemente, o desempenho do veículo.

O que é um motor 1.0?

O motor 1.0 é conhecido por ser o mais econômico da categoria e cumpre um papel importante no dia a dia. Comporta 1.000 cilindradas, refletindo em enorme economia (já que queima menos combustível), porém a sua potência é menor.

É importante ressaltar que nem sempre toda essa economia estará presente. Quando for necessária maior força para deslocamento, o gasto com combustível também será maior, fazendo com que a diferença final seja significativa. Se você mora em locais com muitas inclinações ou carrega cargas e pesos, o seu 1.0 terá um consumo maior e um desempenho médio.

Vantagens e desvantagens do motor 1.0

Circular pela cidade pode ser ideal para carros 1.0, isso porque eles são mais acessíveis e econômicos, mas tudo depende do peso que eles vão carregar. Sendo assim, têm suas vantagens e desvantagens:

Vantagens

  • Apresentam preços mais em conta.
  • Consomem menos combustível.
  • Transitam bem em locais urbanos.
  • Oferecem maior economia no valor do IPVA.
  • Têm manutenção mais barata.

Desvantagens

  • Possuem depreciação do valor na hora da venda.
  • Têm acabamentos internos mais simples.
  • São fracos para carregar peso.
  • Apresentam menor potência.

O que é um motor 1.6?

Motores 1.6 são a escolha de quem busca excelente desempenho, porém, mesmo consumindo mais, acabam sendo mais em conta do que uma versão 2.0. Eles comportam 1.600 cilindradas, sendo econômico e ideal para aqueles que moram em regiões com muitas subidas ou que estão sempre com o carro cheio. Esse tipo de motor tem cilindros maiores e capacidade de maior torque ao acelerar.

É possível encontrar modelos 1.6 nas versões hatch, sedã e SUV, com custo acessível no mercado tanto para veículos novos quanto seminovos, sendo os mais escolhidos por quem busca conforto, velocidade e, claro, mais potência que um carro 1.0.

Vantagens e desvantagens do motor 1.6

Uma coisa é certa: todos os motores têm suas vantagens e desvantagens, por isso a escolha deve ser de acordo com as necessidades do motorista. Você busca economia ou potência? 

A seguir, as características positivas e negativas dos motores 1.6.

Vantagens

  • São veículos mais potentes.
  • Proporcionam menos trocas de marchas.
  • Oferecem mais agilidade nas ultrapassagens.
  • Dão arranques em menos tempo, alcançando maiores velocidades em rodovias.
  • Contam com melhor arranque.

Desvantagens

Motor 1.0 ou 1.6 qual escolher?

Agora que você conheceu melhor algumas características de cada motor, ficou mais fácil decidir qual tipo se adapta às suas necessidades. Funções relacionadas com o consumo de combustível, a velocidade, a potência e a aceleração devem ser bem avaliadas. Mesmo que o motor 1.0 tenha suas vantagens, não quer dizer que o 1.6 não seja uma boa opção.

Lembre-se: se o seu foco for a economia de combustível e o valor de compra mais acessível, sem dúvidas, os motores 1.0 são os ideais. Porém eles não são potentes e, no caso de exigir mais deles, inevitavelmente o consumo de combustível vai aumentar.

Por outro lado, se o seu desejo é um carro que responda rápido aos seus comandos, os motores 1.6 são os indicados.

E então? Ficou mais fácil entender a diferença entre os motores 1.0 e 1.6? Aproveite e escreva aqui nos comentários qual é o seu preferido. Ah! Não deixe de nos acompanhar no Facebook e Instagram.

Diego Martins: