Mês de férias: sete cuidados com o veículo antes de viajar

Julho é conhecido como o mês de férias e, por isso, na hora de pegar a estrada, é de extrema importância ter a certeza de que o veículo está em dia. Assim, a viagem fica mais segura e sem imprevistos.

Se o objetivo da viagem é garantir descanso, os cuidados devem começar antes mesmo de sair de casa, com a checagem do carro. Seja por causa de uma pequena falha no freio ou um pneu careca, os acidentes podem ser graves. Além disso, com a manutenção em dia, você consegue viajar mais tranquilo e gastando mesmo.

Importância de fazer uma revisão no veículo antes de viajar

Não é segredo para ninguém o quão importante é realizar a revisão do veículo antes de uma viagem. Afinal, todo motorista visa chegar ao destino com segurança, sem passar por problemas ao longo do trajeto.

Outro ponto muito importante é optar sempre por oficinas de confiança para realizar a revisão, isso porque os itens a serem verificados são fundamentais para que o carro tenha um bom desempenho.

A revisão deve ser feita com antecedência. Assim, se houver a necessidade de trocar alguma peça ou deixar o veículo na oficina para algum reparo, a data da viagem não será comprometida.

Sete cuidados com o veículo antes de viajar

Cuidar do veículo antes mesmo de viajar faz com que tudo fique mais tranquilo, e você consiga aproveitar melhor cada momento. E é por isso que separamos alguns pontos essenciais. Confira a seguir e revise-os com muita atenção.

1. Óleo e filtro

Verifique o óleo e confira se está no momento de trocá-lo. Diferentemente dos centros urbanos, a distância percorrida em estradas é maior, fazendo com que o desgaste do motor aumente e acarrete danos que podem ser irreversíveis.

Toda impureza do motor fica no filtro, então, ele também precisa ser revisado e, se necessário, trocado. 

É indicado que se troque o filtro a cada troca de óleo, pois se esse estiver sujo, automaticamente o óleo novo também ficará, aumentando o consumo de combustível, e claro, diminuindo a vida útil do motor.

2. Pneus e estepe

Calibre os pneus e o estepe, além de observar se eles estão muito gastos. Caso seja necessário, realize a troca ou o rodízio dos pneus. Quando o assunto é estepe, recomenda-se que o pneu seja de boa qualidade nada de segunda linha!

Pense que, se houver a necessidade de utilizar esse estepe, o pneu precisa estar em boas condições para não colocar os ocupantes do veículo em risco. 

É indicado que o motorista confira o manual do fabricante para saber a quantidade de libras correta na hora de calibrar.

3. Possíveis vazamentos

Se o seu veículo apresenta vazamentos, é sinal de que algo está errado. Uma forma fácil de identificar esse problema é analisar a coloração do líquido. Líquidos de arrefecimento costumam ser rosa, já os vazamentos de óleo são marrons.

Notou alguma mancha estranha? Entre em contato imediatamente com seu mecânico e leve o veículo para que o problema seja resolvido. Jamais ignore esses sinais, principalmente, se vai pegar estrada.

4. Freios

Os freios são um dos itens mais importantes para a direção segura. É importante que a revisão seja feita nos freios tradicionais de mão, sem se esquecer do fluido e das pastilhas.

Uma falha nesse sistema, por menor que seja, é muito perigosa, já que nas estradas as velocidades são mais altas, e os acidentes podem ser muito mais graves.

5. Bagagem

Aqui há dois pontos importantes. Em primeiro lugar, a bagagem não pode atrapalhar a visão do motorista, ou seja, nada de malas até o teto ou que impeçam a visão pelo espelho central. Em segundo, pense no peso e distribua a bagagem de maneira proporcional no porta-malas.

Esses cuidados evitam que o veículo puxe mais para um lado, ou ainda, que o motorista não tenha visão. Além disso, quanto mais peso, maior o consumo do combustível, então, evite bagagem desnecessária. Assim você economiza no combustível e não exige tanto do motor.

6. Luzes do painel

Verifique todas as luzes do carro, principalmente, as do painel. Realize testes a fim de confirmar que todas estejam acendendo normalmente. Caso alguma apresente falha, não hesite em realizar a troca.

Com as luzes em dia, você consegue evitar multas por andar com elas queimadas, lembrando, ainda, que todo o sistema deve estar em pleno funcionamento, durante o dia ou à noite.

7. Combustível

Pode parecer algo óbvio, porém o combustível é outro ponto muito importante. Tenha atenção com a procedência do posto e procure abastecer apenas em locais de confiança. Combustíveis de má procedência podem danificar seu carro e estragar sua viagem.

Uma dica é sempre sair com o tanque cheio. Busque os melhores postos a fim de assegurar que não terá problemas futuros.

Pudemos perceber a importância de revisar o veículo antes de sair de férias. Afinal, todo cuidado é válido para garantir uma viagem tranquila e sem dores de cabeça.

Caso precise de mecânicos de confiança para realizar a revisão conheça a Oficina NoxCar. Temos todos os serviços necessários para que o seu veículo pegue estrada em excelentes condições!

Diego Martins: