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Manutenção de carros seminovos custa caro?

Manutenção de carros seminovos custa caro?


Uma das maiores preocupações de quem pretende comprar um veículo em revenda é saber se carros seminovos têm a manutenção mais cara do que automóveis novos. Afinal, veículos desse tipo exigem mais cuidados, certo?

Não necessariamente. A percepção de que carros seminovos contam com manutenção cara vem do mal-entendido sobre o que é um automóvel desse tipo, além de alguns mitos sobre comprar veículos que já tiveram donos.

Para entender melhor como funcionam os gastos com manutenção de veículos e ter mais informações para sua tomada de decisões, siga a leitura do nosso artigo especial até o fim.

O que é carro seminovo?

Antes de falarmos sobre a manutenção de seminovos, precisamos definir o que são esses automóveis para entender quais os custos que teremos ao comprar um carro desses.

Um carro seminovo não é a mesma coisa que um automóvel usado, mesmo com os dois termos sendo utilizados frequentemente como sinônimos por particulares ou mesmo pela imprensa.

Um automóvel precisa de certas condições para ser considerado um seminovo, como:

  • máximo de 3 anos de idade;
  • máximo de 15 mil quilômetros rodados por ano;
  • bem conservado.

Para entender melhor as diferenças entre carros usados e seminovos, leia nosso artigo especial sobre o tema.

A manutenção de carros seminovos custa caro?

Agora que já entendemos bem o que é um carro seminovo, podemos chegar ao centro da nossa questão: afinal, a manutenção de um automóvel desses custa caro? Não necessariamente.

A manutenção, em si, tem o mesmo custo para o carro, independentemente dele ser seminovo ou usado. O que vai variar é o tempo necessário para cada revisão, o modelo do veículo e o estado de conservação dele.

Vamos analisar cada ponto com cuidado!

Tempo necessário para cada revisão

No Manual do Proprietário, as montadoras costumam inserir o intervalo de quilometragem para que a troca de cada peça ou manutenção preventiva seja realizada. Por exemplo, é comum que seja necessário trocar o filtro do combustível a cada 20 mil quilômetros rodados.

O custo dessa mão de obra é o mesmo para todos os veículos. O que muda é quando você precisará fazer essa troca: mais cedo ou mais tarde. Se comprar um carro seminovo que só rodou 15 mil quilômetros, por exemplo,  você precisará trocar o filtro depois de andar 5 mil quilômetros.

No entanto, se comprar um veículo seminovo que já rodou 22 mil quilômetros, provavelmente seu filtro já foi trocado e você só precisará fazer isso depois de rodar mais 18 mil quilômetros.

Estado de conservação do veículo

Esse ponto não se trata tanto da manutenção preventiva de um automóvel, mas sim da corretiva, ou seja, se o carro estiver em um estado ruim de conservação, ele exigirá mais ações corretivas do que um veículo bem conservado.

Nesse caso, o ideal é comprar carros seminovos conservados, que foram bem cuidados pelos seus donos, sem problemas na lataria. Para saber como avaliar um automóvel na hora de fechar negócio, confira nosso artigo especial.

Modelo do carro

Por fim, é importante frisar que os principais elementos que influenciam no custo de manutenção de carros seminovos são o modelo e a montadora do automóvel. São eles que determinarão se um veículo terá muitos custos ou não na fase de revisão.

Existem muitos motivos para determinados modelos serem mais caros do que outros na hora da manutenção. Se o veículo for produzido aqui no Brasil ou for importado, por exemplo, é um deles. Caso o carro venha de outro país, a tendência é ter menos peças compatíveis aqui no mercado nacional e, por isso, os custos desses itens serão superiores.

Além disso, carros mais populares costumam ter manutenção mais barata porque a oferta de peças é abundante, enquanto os automóveis mais de nicho, com poucas unidades vendidas, tem efeito contrário.

Com base nisso, existem índices que comparam o valor de mercado das revisões dos veículos para montar rankings com os mais baratos nesse quesito. Quer saber quais são? Então continue a leitura.

Quais os carros seminovos de manutenção mais barata?

A Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é responsável por elaborar um estudo de custos de manutenção em carros no Brasil. Essa pesquisa é muito usada por seguradoras e consumidores para tentar perceber quais os automóveis mais caros em reparos e revisões no país.

O estudo feito pela Cesvi dá uma nota de 10 a 60 a cada veículo testado, onde 10 é a manutenção mais barata possível e 60 é a mais cara. Além do preço, a pesquisa também leva em consideração o tempo necessário para fazer consertos e revisões.

Veja abaixo quais os carros seminovos com manutenção mais barata em cada segmento do mercado de acordo com a Cesvi (conforme publicado pela revista Auto Esporte):

  • Utilitário esportivo off-road: Suzuki Jimny (37 pontos);
  • Utilitário esportivo: Peugeot 2008 (34 pontos);
  • Sedã médio: Citroën C4 Lounge (avaliação de 42 pontos);
  • Sedã compacto: Volkswagen Virtus (10 pontos de avaliação);
  • Hatch compacto: Volkswagen novo Polo (10 pontos);
  • Hatch subcompacto: Volkswagen up! (10 pontos);
  • Hatch compacto off road: Volkswagen Cross up! (avaliação de 10 pontos);
  • Picape compacta: Volkswagen Saveiro (27 pontos);
  • Perua compacta: Volkswagen Spacefox (16 pontos);
  • Minivan compacta: Citroën Aircross (29 pontos).

É verdade que a manutenção de carros seminovos é um fator importante para que você tome a decisão certa sobre qual automóvel comprar. No entanto, é ainda mais importante fazer negócios com uma concessionária que preze pela segurança, transparência e flexibilidade na negociação.

A NoxCar é assim. Todos os nossos carros contam com selo de procedência, após passarem por uma Vistoria Cautelar. Além disso, contamos com oficina própria para atender aos clientes, além de oferecer Garantia de 1 ano nos veículos vendidos. Assim, você estará confiante que vai fechar o melhor negócio possível.

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Diego Martins: