ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO
Poucos componentes de segurança do carro são tão importantes quanto o freio. Afinal, junto com o acelerador, é ele quem regula a velocidade do carro, e, em muitos casos, acaba evitando acidentes e colisões no trânsito.
Por essa razão, a manutenção de freio também é imprescindível, já que ela vai garantir que tudo esteja funcionando da melhor forma possível. Por isso, freio com barulho deve ser um sinal de alerta máximo para fazer aquela visitinha no seu mecânico de confiança.
Apesar de a manutenção desse componente ser, comumente, resumida à troca de pastilhas, um freio com barulho pode ser causado por outros problemas, e é sobre isso que vamos falar no post de hoje. Acompanhe.
Os principais motivos para um freio com barulho
Os problemas que podem levar a um freio com barulho são inúmeros, mas alguns acabam sendo mais comuns, decorrentes de ruídos, trepidações ao frear, estalo no momento de acionar o pedal ou nível de óleo baixo.
Freio com barulho de ferro batendo
Esse é um dos barulhos mais fáceis de identificar quando algo está acontecendo com o freio, comprometendo a segurança ao volante. O barulho de ferro batendo acontece quando as pastilhas estão desgastadas e mais finas, ou seja, não impedem o choque entre os discos de freio.
Outro fator que pode ocasionar esse tipo de problema é quando, em uma manutenção, os componentes do freio são trocados, e as peças não apresentam a qualidade desejada, reduzindo a vida útil do freio, e, consequentemente, causando os barulhos.
Nível baixo de óleo
Um freio com barulho também pode ser sinal de que está na hora de fazer a troca de óleo. O seu mecânico vai saber lhe dizer se é hora de troca o óleo: quando ele está ralo e com sujeira, acaba prejudicando o sistema de frenagem, causando trepidações, ruídos, o que representa um risco para a segurança do carro.
Nos carros mais novos, o nível baixo também é indicativo de que é chegado o momento de trocar as pastilhas.
Outra forma de prevenir freio com barulho é checar se não há vazamentos no fluido das rodas traseiras, principalmente se o veículo já tiver ultrapassado os 20 mil quilômetros.
Trepidações durante as freadas
Se, diante de uma situação com necessidade de freada, brusca ou não, você sentir que o carro trepida e causa ruídos, é preciso ficar atento! Isso porque esses podem ser um sinal de que é preciso dar atenção à manutenção do sistema de frenagem.
Normalmente, um freio com barulho, nesse caso, se deve à condição dos discos: quando eles estão empenados, ou seja, muito finos e desgastados, é possível ouvir ruídos e, até mesmo, sentir vibrações no volante.
Outra hipótese menos comum são os defeitos de fabricação das peças que compõem o sistema de frenagem, por isso, a qualquer sinal de freio com barulho, o ideal é levar o seu carro até o mecânico para fazer uma manutenção.
Freio com barulho de estalo
Ouvir um estalo quando aciona o freio do carro é sinal de que algo está errado, e, nesse caso, são inúmeras as possibilidades.
Dentre elas, falta de mola nas pastilhas, buchas das bandejas estouradas e das barras estabilizadoras, torre do amortecedor solta e pinos e pinças de freio com folga são alguns exemplos.
Revisão é assunto sério!
Um freio com barulho está longe de ser o grande problema, mas, sim, o que leva a esses ruídos. Por isso, manutenção é assunto sério, e para garantir a segurança ao volante, você deve respeitar o calendário e, quando chegar a hora, marcar aquela visita ao mecânico de confiança.
Nos carros zero quilômetro, a montadora indica o período certo para que o carro passe por revisões, mas, geralmente, elas devem ser feitas a cada ano ou a 10 mil quilômetros rodados.
Cumprindo esses prazos, você tem a certeza de que está seguro e que seu carro não vai apresentar problemas, como freio com barulho.
E você, já passou por alguma situação de freio com barulho? O que fez para descobrir o problema? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.
Bom dia/ troquei o fluido do Stilo por ATE/deu ar no sistema=removido e tal mas ficou um barulho roc roc no pedal???