Muitas pessoas têm dúvidas sobre os carros seminovos e usados, e pensando nisso decidimos falar um pouco mais sobre esses dois termos utilizados em todo o mercado automobilístico.
Portanto, mais abaixo você vai observar diversos pontos sobre os carros usados e seminovos, como as principais características de cada um, as suas diferenças, e até mesmo qual vale mais a pena em cada situação.
Caso você queira ficar por dentro de todos os detalhes dos carros seminovos e usados, fique atento às informações a seguir!
O que é um carro seminovo?
Primeiramente, falaremos sobre os carros seminovos para que você possa conhecer as características desse termo em relação a um carro.
Um carro classificado como seminovo possui um valor inferior aos carros novos, e um valor superior aos carros usados, por conta da sua conservação e tempo de fabricação.
Em relação ao seu tempo de uso deverá ter uma média de utilização de aproximadamente 3 anos para ser classificado como seminovo, não indo muito além disso.
Além do tempo de uso, o número de donos também é importante para que um carro possa ser classificado como um seminovo, não podendo ter um histórico com mais de 3 donos diferentes.
A quilometragem também auxilia na classificação dos carros seminovos e usados. Os seminovos devem apresentar um máximo de 50 mil km rodados, já que tal informação faz jus ao tempo de uso máximo que o carro pode ter.
Por fim, outras duas características que podem ser citadas em relação aos carros seminovos é o seu estado de conservação que deve apresentar poucos sinais de desgaste e do seu preço, que costuma ser um pouco inferior se comparado ao preço de um carro novo, variável com o passar do tempo.
O que é um carro usado?
Com essas informações você já está por dentro de tudo que diz respeito aos carros seminovos, portanto, agora saberá o que envolve os carros usados para entender a diferença entre essas duas categorias.
Começando pelo tempo de utilização, devemos dizer que os carros usados têm um tempo de utilização que costuma ultrapassar os 4 anos, mostrando que o veículo já tem um bom tempo de uso.
Além dos 4 anos de uso, também é comum que esses carros apresentem uma quilometragem superior a 60 mil km rodados, fazendo jus a sua denominação.
A conservação dos carros usados apresenta alguns aspectos de utilizações e desgastes naturais, como riscos, alguns pontos com ferrugem, e até mesmo alguns amassados.
Por fim, devemos falar sobre o preço dos carros usados que, tendo em vista o tempo deles, o seu preço acaba tendo quase sempre um valor fixo, variando bem pouco com o passar do tempo.
Quais são as suas diferenças?
Com isso, pode-se afirmar que você já está por dentro de todas as características dos carros seminovos e usados. Entretanto, para ajudar você a entender sobre esses dois termos que acabam classificando os veículos, decidimos separar todas as suas diferenças.
Primeiramente, citaremos sobre o preço, que é uma característica marcante desses dois termos, onde os carros usados apresentam um preço “fixo”, enquanto os carros seminovos apresentam um preço que pode variar com o tempo.
O estado de conservação é outra diferença a ser citada, já que os carros usados costumam apresentar maiores indícios de desgastes do que os carros seminovos.
A quilometragem e tempo de uso deixam de fazer muita diferença no dia a dia, já que tais informações são somente estatísticas, com pouquíssima diferença na prática.
Carros seminovos e usados: qual vale mais a pena?
Para finalizar, decidimos falar um pouco sobre qual dessas opções acaba valendo mais a pena, e assim poder ajudá-lo a tomar a sua decisão sobre qual veículo comprar.
Pode-se dizer que o ponto mais relevante que você deve se atentar, é em relação à revenda. Você deseja trocar o veículo daqui a algum tempo? Ou pretende ficar com o carro por vários anos?
O valor de revenda dos carros seminovos acaba variando muito com o passar do tempo e, por conta disso, você acaba perdendo um grande valor caso pretenda trocar de carro em alguns meses.
Já os carros usados costumam ter um valor fixo, não variando muito com o passar do tempo, permitindo com que você os revenda pelo mesmo preço que comprou.
Com isso, pode-se dizer que você já entende a diferença e principais características dos carros seminovos e usados. Se quiser saber mais sobre o tema e encontrar os melhores veículos, clique aqui e fale com nossa equipe! Será um prazer ajudá-lo.