Estar endividado é um problema sério, mas ao mesmo tempo é algo comum, pelo menos no Brasil. Afinal, mais de 60 milhões de brasileiros enfrentam a inadimplência no momento, o que significa que, em média, mais ou menos uma pessoa por família tem algum tipo de dívida.
Mas será que isso é um impeditivo para fazer certas aquisições? Por exemplo, será que é possível comprar carro com nome sujo?
Atualmente, a possibilidade de adquirir um automóvel é muito importante se considerarmos que essa é uma das maneiras mais seguras de sair de casa em relação ao coronavírus. Portanto, é essencial ter um veículo para poder trabalhar com risco de contaminação reduzido, uma vez que é muito mais provável pegar o vírus em espaços como trens, metrôs e ônibus.
Mas será que dá para comprar carro com nome sujo? Quais são as opções para quem está negativado? Siga a leitura do artigo para entender!
É possível comprar carro com nome sujo?
Em teoria, sim. Basta pagar em dinheiro vivo ou via transferência bancária. Afinal, se você não financiar, não haverá problema em ter o nome na lista de negativados, correto?
No entanto, não é para isso que você está aqui. Você quer saber se é possível ou não financiar um automóvel com o nome em uma lista de negativados. Na verdade, é sim. Mas não é nem fácil e nem barato.
Existem algumas financeiras, fintechs e outras opções no mercado que topam oferecer financiamentos e empréstimos para consumidores com histórico de dívidas. No entanto, as condições oferecidas por essas empresas podem não ser das melhores. Isso tem a ver com o mecanismo por trás da aprovação de crédito no mundo todo.
Como funciona a aprovação de crédito?
A aprovação de crédito no Brasil e no mundo consiste em um equilíbrio delicado entre o risco que o banco ou financeira tem e a recompensa que podem receber. Dessa forma, quanto mais seguro é o negócio, menor é a taxa de juros que as instituições cobram.
É por isso, por exemplo, que os empréstimos consignados têm taxas de juros baixíssimas, já que o pagamento é descontado diretamente do salário ou benefício do tomador. Assim, não há risco de calote.
Portanto, se você tem um histórico de dívidas, é claro que isso significa que você representa um risco um pouco maior para o banco. Isso é normal em um país como o Brasil, mas infelizmente é assim que as coisas funcionam. É para isso, aliás, que existe o Score de Crédito.
Por isso, para que essas empresas emprestem para quem tem o nome sujo, elas precisam cobrar juros bem mais altos para compensar o risco da operação. E isso pode ser desvantajoso para você.
Como trabalhar a curto, médio e longo prazo em relação a crédito?
O ideal para conseguir realizar o sonho de comprar carro com nome sujo é trabalhar na sua vida financeira. Isso permitirá que você possa ter um contexto melhor para a aquisição do automóvel.
Em primeiro lugar, faça uma análise dos seus gastos e corte aquelas despesas exageradas ou que possam ser facilmente substituídas por opções baratas. A ideia é ter espaço no orçamento para poupar um dinheiro todo mês.
Depois, negocie com os seus credores para reduzir a dívida. Uma boa ideia é esperar os famosos Feirões do SPC ou do Serasa, já que é possível conseguir descontos de 80 ou 90% por lá. Isso ajudará a aumentar seu Score de Crédito também.
Já no curto prazo, tente juntar dinheiro o suficiente para uma boa entrada. Quanto maior ela for, menor será o total financiado. Logo, menor também será o risco para os bancos, e menores serão os juros para você.
Comprar usados ou seminovos é melhor?
Considerando tudo isso, pode ser melhor que você foque na aquisição de usados ou seminovos. Isso porque eles costumam ter um preço muito menor do que um carro novo, mas ainda assim podem (e normalmente têm) um nível de conservação adequado. Portanto, são veículos que servem muito bem ao usuário, mas são vendidos a um preço mais acessível. Na prática, isso permite que seja mais fácil comprá-los.
No entanto, é aquilo que já mencionamos. Até existem financeiras que topam emprestar para quem tem o nome negativado, mas os juros tendem a ser maiores do que o normal, o que pode levar a um outro problema sério no futuro. Dessa forma, o mais recomendado é tentar estruturar a sua vida financeira para comprar um carro de maneira bem pensada, para que as dívidas não virem contra você depois.
Nós recomendamos isso porque nosso modelo de negócios é justamente pautado na segurança, flexibilidade e transparência. Nós sabemos que nem sempre é possível trabalhar com as melhores condições. Portanto, buscamos nos adequar à realidade do consumidor, para poder lhe oferecer valor de verdade. Dessa forma, nosso catálogo de carros é vendido sempre com preço justo, garantia de 1 ano e qualidade incomparável.
Gostou? Então agora é hora de montar o seu plano de retomada financeira para, finalmente, conseguir comprar o seu carro. Quando estiver pronto para isso, fale com a gente!
Enquanto isso, curta nossa página no Facebook e Instagram para ver outras dicas que postamos por lá!
DEIXE UM COMENTÁRIO