Direção hidráulica: conheça os cuidados e a manutenção necessários

Independentemente de ser um carro popular ou de luxo, muitos veículos já saem da fábrica com a direção hidráulica. Sendo assim, é muito importante conhecer sobre essa vantagem e, ainda, como deixar a manutenção em dia.

A direção hidráulica tem como objetivo reduzir o esforço dos motoristas, especialmente, durante as manobras. Porém, maus hábitos ao volante, como esterçar as rodas de forma repentina e com o carro parado ou forçar a direção até o limite, podem comprometer o bom funcionamento do sistema hidráulico. 

Saiba como funciona a direção hidráulica

O sistema de direção hidráulica, também chamada de direção assistida, é composto por itens básicos, sendo eles:

  • bomba hidráulica;
  • tubulação de baixa e alta pressão;
  • reservatório de óleo;
  • pinhão;
  • cremalheira.

Quando o motorista realiza uma manobra, ele coloca automaticamente vários mecanismos em funcionamento. Todos, juntos, são responsáveis por possibilitar o giro do volante com facilidade.

De forma geral, a direção hidráulica é um sistema para reduzir ao máximo os esforços do condutor. Assim, dirigir fica muito mais confortável, e o carro tem melhor controle e desempenho nas estradas.

Diferenças entre direção hidráulica e direção elétrica

A maior diferença entre ambas é a tecnologia utilizada para que a direção fique mais leve. Por um lado, o sistema hidráulico utiliza a pressão do óleo para que as rodas girem de forma mais fácil; por outro, o elétrico usa o motor elétrico para que o veículo seja direcionado.

Nesse caso, a direção hidráulica trabalha com uma força constante, enquanto o sistema elétrico consegue modificar a força aplicada de acordo com a velocidade do veículo, ou seja, mais força ao estacionar e menos força em altas velocidades, por exemplo.

Afinal, como funciona a manutenção e quais os cuidados com a direção hidráulica?

A direção hidráulica se tornou a preferida dos condutores nos dias atuais por ser um sistema simples e que faz toda a diferença na realização de manobras. A partir do momento que ela deixa de funcionar, o sistema de direção volta a ser mecânico, aumentando o esforço para girá-la. 

E, assim como com qualquer outra parte do carro, é necessário ter cuidado e realizar manutenções. Confira, a seguir, os pontos aos quais você deve se atentar.

O nível do fluido hidráulico

O nível deve estar adequado. Se a quantidade estiver muito baixa, leve o carro para uma vistoria. E, se ainda assim esse nível voltar a diminuir, será necessária uma análise mais detalhada para averiguar o problema. 

Para saber se o fluxo está abaixo do recomendado, verifique se o volante está apresentando maior peso e rigidez.

Realização do check-up geral do carro

Recomenda-se que, a cada 50 mil km rodados, seja realizado um check-up completo do veículo. Esse cuidado serve para verificar se o sistema de direção hidráulica está funcionando de forma correta junto a seus componentes.

Atenção com o giro do volante e as rodas

Sempre que estacionar ou realizar uma manobra em baixa velocidade, é válido evitar girar o volante até o final. Essa ação acaba gerando um esforço maior da bomba hidráulica, podendo ocasionar vazamentos. O mesmo cuidado deve ser tomado com as rodas, evitando deixá-las viradas, pois elas também exigem mais força dos componentes, o que compromete a vida útil das peças.

Carros usados

Quando o veículo é usado, é indicado que as condições da direção sejam analisadas. Nesse caso, certifique-se de que o carro esteja livre de possíveis vazamentos de fluidos ou algum tipo de desgaste que venha a afetar a parte hidráulica. Na prática, você pode girar o volante e verificar se existe algum ruído. 

Uma dica é adquirir carros seminovos e, de preferência, em concessionárias credenciadas e de confiança, tudo para evitar problemas e garantir a qualidade do veículo.

Vantagens e desvantagens da direção hidráulica 

A direção hidráulica conta com muitas vantagens para o motorista, como:

  • direção até 80% mais leve quando comparada com a direção mecânica;
  • baixo custo de manutenção;
  • bom feedback em relação à tração e ao peso do veículo.

Porém, a direção hidráulica acaba tendo algumas desvantagens quando comparada à elétrica. Confira:

  • precisa de mais manutenções em decorrência do uso do óleo;
  • apresenta sistema mais complexo;
  • a instalação deve ser de fábrica;
  • necessita de energia do motor, o que diminui a potência do carro;
  • pode dar mais problemas ou defeitos, por exemplo, vazamentos.

Pudemos perceber que a direção hidráulica tem as suas vantagens, e os cuidados são essenciais para que todo o veículo funcione da forma correta.

O que achou? Aproveite para compartilhar este conteúdo com a sua rede de contatos e manter os donos de veículos com direção hidráulica por dentro do assunto. Para mais informações, acompanhe-nos no Facebook e Instagram.

Diego Martins: