ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Dicas infalíveis para uso de carro automático - NoxCar

Dicas infalíveis para uso de carro automático

hand on automatic gear shift, Man hand shifting an automatic car

O surgimento do carro automático trouxe mais comodidade para os motoristas. Em vez de se preocupar com a troca constante das marchas, é preciso somente acelerar – com poucos comandos que devem ser executadas em situações muito específicas.

Após um pequeno período de adaptação, geralmente, os motoristas passam a gostar muito da praticidade gerada pelos veículos automáticos. Além de tornar a direção mais simples, esses carros também diminuem as chances de falha – como uma troca errônea da marcha, que faz com que o veículo perca velocidade rapidamente.

Entretanto, toda a facilidade em usar o carro automático pode levar os motoristas ao uso incorreto de algumas de suas funcionalidades. Veja, a seguir, algumas dicas que vão ajudá-lo a usar corretamente os recursos do seu carro.

Como usar um carro automático?

Se você deseja usar o seu carro automático com mais segurança e eficiência, acompanhe essas dicas que preparamos:

Conheça as funções do câmbio

A sua primeira preocupação com o seu carro deve ser dominar todas as funções do câmbio automático. Veja quais são elas:

  • P- Parking (estacionamento): é a posição utilizada quando o carro está estacionado. Quando está engatado nessa marcha, o câmbio trava as rodas e evita o movimento do veículo.
  • N – Neutro: também é uma posição em que o carro não se movimenta, porém, as rodas não ficam travadas. Ao engatar no N em uma rua inclinada, o carro se movimentará – de forma semelhante ao carro no ponto morto.
  • D – Drive: é a principal função do carro automático. Ao engatar no D, o veículo começará a se deslocar para frente.
  • R – Ré: trata-se da posição em que o veículo se movimenta para trás.
  • 1, 2 e 3: são equivalentes à primeira, segunda e terceira marcha – sendo usadas quando é necessário utilizar a força do motor para arrancar ou em uma subida íngreme.

Sempre cheque o painel do carro

Após trocar a posição do câmbio do seu carro automático, sempre cheque no painel se o veículo realmente está engatado na função desejada. Em alguns veículos, o engate não é muito preciso e pode gerar equívocos.

Nunca desengate o D ou o R com o carro em movimento

Trocar da função D ou R para o N ou P antes que o carro esteja totalmente parado pode causar danos ao câmbio com o passar do tempo. Portanto, lembre-se de parar o seu veículo antes de alterar essas funções.

Não use a posição N para tentar economizar combustível

Assim como os motoristas andam no ponto morto para tentar economizar combustível, nos carros automáticos, existe a prática de andar com o veículo engatado no N. Porém, isso faz com que o carro fique solto e pode danificar o câmbio por falta de lubrificação.

Cuidado ao usar a 3ª

O uso da 3ª marcha é comum em situações de subidas muito íngremes – ajudando o veículo a ter potência. Porém, a troca frequente entre D e 3ª também pode causar problemas de lubrificação na transmissão.

Evite subir ladeiras com o carro engatado no D

Subir ladeiras frequentemente com o carro engatado no D gera um desgaste desnecessário no câmbio. Nesses casos, opte pelo uso das marchas manuais.

Lembre-se de trocar o Lubrificante da Transmissão do Câmbio Automático

O veículo automático funciona com um óleo lubrificante – que precisa ser trocado periodicamente. A maioria dos fabricantes informa quando essa troca deve ser feita – variando entre 30 mil e 50 mil quilômetros.

Além de seguir essa recomendação, você pode ficar atento aos sinais de que o óleo engrossou e precisa ser trocado – como a perda de rendimento do automóvel e a trepidação em arrancadas. Caso você não faça a troca corretamente, o sistema pode superaquecer e parar de funcionar.

Segurança sempre em primeiro lugar! 

As comodidades de um carro automático são apreciadas pelos motoristas, porém, é preciso ficar atento para utilizar o veículo da melhor forma possível. Além de evitar desgastes desnecessários, essas práticas também contribuem para reduzir os riscos de acidentes.

Quando falamos sobre veículos, a segurança é sempre um atributo que merece ser valorizado. A NoxCar entende a importância da segurança e aplica esse conceito em toda a relação construída com o consumidor.

Para a NoxCar, a segurança é o que há de maior valor na negociação com o nosso cliente. Por isso, a segurança se apresenta como vantagens para o consumidor – incluindo 1 ano de garantia assegurada pela Gestauto Brasil e o Selo de Procedência Procauto.

E então, gostou das dicas para usar o seu carro automático? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Visite a nossa página e até a próxima!

Lucas Noronha: