ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO
Será que os motoristas que compraram um carro recentemente devem declarar a operação no imposto de renda? Essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros – que precisam reunir inúmeras informações no momento de enviar os seus dados patrimoniais à Receita Federal.
Com todas as complicações que podem surgir com uma declaração incompleta, é preciso tomar muito cuidado no momento de inserir as informações no imposto de renda, e elas podem incluir a compra de um novo carro.
A seguir, entenda melhor quando é preciso declarar a compra de um veículo no imposto de renda. Confira.
Quem deve declarar imposto de renda?
Quem efetuou a compra de um veículo durante 2018 está obrigado a informar a operação na declaração do imposto de renda de 2019. Porém, essa é uma exigência que se aplica somente às pessoas que já estão obrigadas a declarar o imposto de renda por ultrapassar o limite de rendimentos tributáveis, ou se enquadram em outras situações de obrigatoriedade.
Ou seja, se você não alcançou o limite de faturamento para a declaração do imposto de renda, não é obrigado a realizar a declaração apenas pela compra do veículo.
Os motoristas que precisam fazer a declaração do imposto de renda devem informar sobre a aquisição do veículo na ficha “Bens e Direitos”, por meio do código “21 – Veículo automotor terrestre”.
No campo “Discriminação”, é necessário informar informações sobre o veículo, como:
- Modelo;
- Ano de fabricação;
- Placa;
- Dados do vendedor;
- Marca;
- Data e forma de aquisição do carro;
- Valor;
- Número do RENAVAM.
Como declarar o imposto de renda?
As informações sobre a aquisição do veículo requerem uma atenção especial em meio a tantos outros dados que precisam ser inseridos na declaração de imposto de renda. Nos tópicos a seguir, vamos esclarecer os principais pontos sobre o assunto:
- Como vimos, a aquisição do veículo deve ser informada na ficha “Bens e Direitos” por meio do código “21 – Veículo automotor terrestre”, com todas as discriminações necessárias.
- Se o veículo foi adquirido durante 2018, é preciso informar o valor pago no período por meio do campo “Situação em 31/12/2018”. Essa informação deve levar em conta somente o valor efetivamente pago durante 2018. Em casos de financiamento, é preciso informar anualmente o valor que foi pago nesse campo.
- Nos casos de proprietários que não comparam o seu carro em 2018, é necessário apenas repetir as informações inseridas no ano anterior.
Transparência: fundamental para a Receita Federal e para os motoristas
A declaração da compra de um veículo no imposto de renda requer atenção do proprietário, mas quando os dados inseridos estão corretos, dificilmente será preciso enfrentar qualquer complicação relacionada ao assunto.
O objetivo da Receita Federal ao exigir a inserção dessas informações é identificar casos em que o comprador não possui a comprovação da fonte de renda necessária para a aquisição do bem. Trata-se de uma busca da transparência em relação ao patrimônio dos contribuintes.
No momento de comprar um carro, também é preciso buscar pela transparência. A NoxCar adota a transparência como um dos seus pilares de atuação – adequando as suas propagandas às condições reais do veículo e promovendo oportunidades nas quais tanto o cliente quanto a empresa saiam ganhando.
Você já sabia da necessidade de declarar o imposto de renda após a compra de um veículo? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite a nossa página ou venha tomar um café com a gente! Até lá!
na compra de um veiculo, o imposto pago eu recebo ne restituição da declaração do imposto de renda?
grato,
Jose maria