Descubra qual é a postura correta para dirigir

Se você já dirige há muito tempo ou está se tornando um motorista, certamente já ouviu falar da importância de manter a postura correta ao dirigir, não é mesmo? Um dos primeiros ensinamentos que recebemos na autoescola é regular os bancos e espelhos para garantir máximo conforto e segurança no momento que assumimos o volante.

Esses cuidados não são de momento e devem fazer parte de toda a vida do motorista, afinal, são eles que vão evitar as temidas dores nas costas ou nas articulações e, até mesmo, os acidentes de trânsito. Pensando em ajudá-lo, preparamos este conteúdo com algumas dicas para garantir uma direção segura e, claro, uma postura correta ao dirigir.

Importância de manter uma boa postura enquanto dirige

Manter uma boa postura na direção auxilia na prevenção de dores e de possíveis incômodos diários. E não é só o corpo que se beneficia. Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), motoristas que dirigem com um posicionamento correto evitam acidentes e contribuem para a segurança do trânsito.

Quando o condutor mantém a postura adequada, torna-se mais fácil acionar os controles do veículo, visualizar melhor todos os ângulos, e claro, ter atenção no trânsito. Lembre-se de que uma boa postura é importante e vai muito além da estética; ela está diretamente ligada às questões de saúde.

O que uma má postura ao dirigir pode causar?

Adotar uma má postura ao dirigir pode causar muitos malefícios, principalmente formigamento e dores que afetam braços e pernas. Além disso, se esse mau hábito já faz parte da sua rotina há bastante tempo, os problemas podem evoluir para desvio da coluna vertebral, dores lombares e dores cervicais.

Entretanto, todas essas complicações podem ser corrigidas quando tratadas corretamente e no estágio inicial. Isso porque, se houver demora para iniciar o tratamento, elas evoluem para doenças mais graves. Então, consulte um especialista para que seja indicada a melhor solução.

Aprenda a posição correta para dirigir

Falamos sobre a importância da postura adequada e os malefícios que a errada causa quando dirigimos. Não existe uma posição unânime e padrão, e sim aquela que se adapta às suas necessidades. Muitas vezes, uma leve inclinação no banco pode acabar com todos os seus problemas.

Confira, a seguir, algumas dicas para manter a postura correta enquanto dirige, seja em um veículo manual ou um automático.

Cabeça

Mantenha sua cabeça sempre apoiada no encosto do banco. Especialistas informam que a cabeça humana pesa, em média, 6 kg, podendo chegar a 10 kg sobre a coluna dependendo da inclinação. Ou seja, esse cuidado evita dores musculares e no tronco e diminui os danos causados ao motorista em caso de acidentes.

Braços

Braços muito esticados podem ocasionar dores nos ombros e no pescoço. Procure manter os cotovelos em um ângulo que se aproxime dos 120°. Uma dica para garantir a posição correta é manter as mãos sempre na altura dos seus ombros quando encostados no banco do veículo.

Mãos

O primeiro cuidado é sempre manter as duas mãos no volante, até porque dirigir apenas com uma é considerada infração média, acarretando multas e pontos na carteira de motorista. Lembre-se das aulas práticas na autoescola e mantenha suas mãos no volante de forma que você tenha liberdade para movimentá-lo com agilidade em casos emergenciais.

Coluna

Ela deve estar totalmente alinhada com o banco do carro. Em caso de motoristas que apresentam curvaturas na coluna, é indicado utilizar almofadas ou algo que seja confortável e preencha o espaço entre ela e o encosto do assento, deixando o corpo ereto. Manter a postura ao dirigir evita a compressão dos órgãos e os problemas de circulação.

Pernas

Elas precisam ficar extremamente confortáveis. Deixe os joelhos levemente dobrados e garanta que vai alcançar os pedais sem esforços. Teste se você consegue pisar nos pedais até o final, sem precisar desencostar do banco. Se sim, você está posicionado de maneira correta; caso contrário, é necessário regular o assento até que encontre a posição ideal para as suas pernas.

Pés

Utilizamos os pedais a todo momento enquanto dirigimos. Por esse motivo, os pés devem estar no chão do veículo nos intervalos, de modo que eles descansem e fiquem confortáveis. Assim, ao dirigir, os calcanhares precisam estar apoiados no assoalho para que o motorista tenha maior estabilidade nos pés.

Vimos que manter a postura correta depende de alguns cuidados que devem ser sempre seguidos. Duas dicas importantíssimas são ter atenção antes mesmo de começar a dirigir e verificar se você está confortável e se tudo está da forma certa. Fazendo isso, fica mais fácil evitar as complicações que a postura inadequada pode causar.

Agora que você já sabe tudo sobre uma boa postura, que tal conhecer os melhores veículos para motoristas iniciantes? Boa leitura!

Diego Martins: