Quais os cuidados necessários para vender carro?

Se você quer comprar um veículo novo ou precisa de algum dinheiro por qualquer motivo que seja, pode ser uma boa ideia vender seu carro para levantar os recursos necessários.

Entretanto, vender um carro não é uma tarefa fácil como muita gente imagina. Não basta apenas tirar fotos do veículo e colocá-las em um marketplace qualquer. É preciso ter cuidado, planejamento e muita dedicação para que o negócio lhe seja lucrativo e não se transforme numa dor de cabeça futura.

Se você está pronto para vender seu carro, mas não sabe como formalizar o negócio, nós temos as informações que você precisa. Siga a leitura para saber mais!

1. Faça uma perícia antes de vender seu carro

Antes de colocar o seu carro à venda ou falar com qualquer interessado, é seu dever fazer uma perícia completa no veículo para saber as suas reais condições.

Não leve seu carro pra venda ao mercado, sem saber se ele tem algum problema escondido e, claro, não oculte dos possíveis compradores que há alguma questão com o veículo, caso haja.

Se a perícia constatar que, por exemplo, é preciso trocar o radiador ou algo do tipo, faça o reparo antes de anunciar o carro na Internet.

Dessa forma, você evita que seu negócio se torne uma dor de cabeça tremenda. Imagine que você vende o carro e, semanas depois, o comprador aparece na sua porta reclamando que o veículo estava com uma falha no radiador.

Depois de ter gasto o dinheiro da venda, fica difícil devolver o valor ao comprador e você terá problemas jurídicos para resolver a questão.

Por essa razão, é bom deixar o carro devidamente consertado antes de colocá-lo disponível no mercado.

2. Limpe o carro e mantenha-o bonito para o comprador

Você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Pois é, pode parecer simples, mas essa máxima é verdadeira.

Por isso, limpe o seu carro antes de apresentá-lo para qualquer comprador ou tirar as fotos que colocará nos anúncios online para vendê-lo.

Leve-o a um lava-rápido para que ele seja limpo por fora e por dentro e fique bem apresentável para os interessados. Sem dúvida, um cuidado desses ajuda a valorizar o seu carro em algumas centenas de reais.

3. Busque colocar a documentação em ordem

O cuidado mais importante do processo de vender carro é colocar a documentação do veículo em ordem. Afinal, sem os papéis organizados o negócio pode nem ser concretizado e, se for, pode ser anulado depois.

Além disso, vender o carro sem a documentação correta pode dar 5 pontos na CNH e mais uma multa de R$200,00, ou seja: é algo que você realmente vai querer evitar.

O primeiro documento a ser verificado é, claro, o CRV (Certificado de Registro de Veículo). Depois, cuide do licenciamento para receber o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Por fim, emita todas as certidões para comprovar que o IPVA e o DPVAT do carro estão em ordem, para  que ele possa ser vendido sem problemas.

A seguir, é hora de cuidar da sua documentação e do comprador. Do seu lado, é importante ter o RG, CPF e CNH em ordem para comprovar que você é o dono do veículo e não tem nada de errado em seu nome.

Do lado do comprador, peça para o mesmo  garantir que está tudo em ordem e, assim, que o negócio possa prosseguir.

Depois de receber o valor da venda, assine com o comprador a Autorização de Transferência de Propriedade do Veículo que fica no verso do CRV e reconheça firma da assinatura em um cartório.

Por fim, tire uma cópia autenticada da Autorização de Transferência de Propriedade do Veículo e envie para o DETRAN do seu estado em 30 dias,  informando ao órgão que o carro foi vendido e que você não é mais responsável por ele.

É muita burocracia, sim, mas é algo necessário para garantir que o negócio seja feito de maneira correta e sem prejuízos. Caso esses passos não sejam seguidos, como já dissemos, você corre o risco de ter a venda anulada judicialmente.

4. Preze pela sua segurança ao vender carro

Vender seu carro pode ser uma excelente maneira de levantar o dinheiro que você precisa para aquisição de um veículo novo ou qualquer outro projeto.

Entretanto, pode correr um grande risco de cair em um golpe ou algum tipo de fraude, especialmente se você fizer o negócio por conta própria, sem o auxílio de algum especialista ou advogado.

Diante disso, o que recomendamos é tentar se precaver a cada passo do caminho. Isso não significa desconfiar dos interessados, mas estabelecer medidas simples que ajudem a garantir a sua segurança durante essa negociação.

5. Procure uma equipe especializada para comprar seu carro

Se estiver difícil para vender seu carro por fora, o melhor a fazer é procurar por uma concessionária ou loja especializada na compra e venda de veículos.

Com certeza o negócio será muito mais simples para você, uma vez que as equipes dessas lojas ajudam a facilitar a transação ao cuidar de parte da burocracia.

Dessa forma, você consegue vender carro sem esquentar a cabeça ou se preocupar com os riscos que envolvem esse tipo de negócio.

Se você gostou deste artigo e ele foi útil para você, curta a nossa página no Facebook para conferir outros conteúdos como este que postamos por lá!

Diego Martins: