Consórcio contemplado: o que fazer?

Young african american businessman reading newspaper and talking on the phone in his office

Poucas alegrias são iguais a de receber a notícia de que tivemos o consórcio contemplado. Afinal de contas, normalmente precisamos pagar por muitos meses (às vezes, até anos) para chegar a nossa vez de receber a carta de crédito da administradora e finalmente poder comprar o carro tão desejado. No entanto, depois de toda a comemoração, a dúvida que fica é: o que fazer em seguida? Quais são os passos que devemos seguir?

Essa dúvida é muito comum. Afinal, o meio mais comum para realizar sonhos de consumo de alto valor agregado, como casas e carros, é o financiamento, cujo modelo de funcionamento é mais conhecido no mercado. Já o consórcio, apesar de ser muito comentado, não tem os mecanismos tão difundidos assim, o que gera dúvidas naturais nos consumidores, incluindo o que fazer quando for contemplado.

Quer aprender quais os primeiros passos quando tiver o consórcio contemplado? Então, siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Tive um consórcio contemplado: o que fazer?

1. Entregue os documentos necessários para homologação da carta de crédito

O primeiro passo após ter sido contemplado no consórcio automotivo é homologar os documentos básicos para receber a carta de crédito e poder fazer a compra que você tanto quis e já fez os primeiros pagamentos. Inicialmente, você precisará comprovar a sua identidade, endereço e renda. Para isso, deverá apresentar:

  • RG ou CNH;
  • CPF ou CNPJ;
  • comprovante de residência recente em nome do consorciado;
  • comprovante de renda (podem ser os últimos contracheques, Carteira de Trabalho e, em alguns casos, a declaração do Imposto de Renda).

Depois disso, você precisará dos documentos do automóvel que vai comprar. Claro que, para isso, você deverá escolher o modelo que quer comprar, ano, cor, entre outros detalhes. Além disso, precisará também apresentar o número de chassi para pesquisa, caso o veículo seja usado ou seminovo.

2. Pegue a carta de crédito com a administradora

Quando participamos de um consórcio, não recebemos o dinheiro para fazer o pagamento, mas sim uma carta de crédito. Esse documento basicamente diz ao vendedor que ele pode vender o carro para você que a administradora do consórcio fará o pagamento daquele valor.

É com esse documento que você vai negociar com o vendedor e apresentar para fechar negócio com ele.

3. Escolha o carro que deseja comprar 

Assim que você tiver sido contemplado no consórcio, já poderá começar a procurar um modelo de carro para comprar no mercado. Ainda que leve alguns dias para a documentação ser processada e você poder fechar negócio, ainda assim já é importante dar uma olhada nas opções disponíveis, para selecionar aquela que mais agrada dentro da faixa de preço que você pode usar.

4. Negocie com os vendedores

Normalmente, clientes com carta de crédito são muito valorizados por vendedores de carros. Isso porque eles sabem que receberão o dinheiro daquela venda em pouco tempo, já que é a administradora do consórcio que faz o pagamento.

Portanto, aproveite essa vantagem para negociar algum desconto ou item de série extra no seu carro. Vale a pena também ir atrás de seminovos, que contam com melhor custo-benefício: praticamente todas as vantagens de um carro novo por um preço menor.

Esse desconto é importante pois o dinheiro da carta de crédito pode ser usado também para pagar despesas vinculadas à compra do carro, como impostos, tributos, registros cartoriais, seguros e mais.

5. Use a carta de crédito para comprar o bem em questão

Por fim, o último passo é usar a carta de crédito quando tiver certeza sobre qual carro você quer comprar. Da sua parte, basta fornecer ao vendedor os dados necessários para que ele entre em contato com a administradora do consórcio para receber o dinheiro e finalizar o negócio.

Onde usar a sua carta de crédito em Florianópolis?

Se o seu consórcio for automotivo e permitir a compra de usados ou seminovos com a carta de crédito, a melhor opção para você é fazer negócios com a NoxCar. Isso porque nosso modelo de negócios foi feito para garantir maior segurança, flexibilidade e transparência na negociação com os clientes.

Para começar, todos os nossos usados ou seminovos passam por uma Vistoria Cautelar. Esse processo comprova a origem dos automóveis, verifica sua documentação e faz uma análise estrutural para garantir que o veículo não foi roubado, passou por algum sinistro, é carro de leilão ou tem algum dano estrutural escondido. Isso garante mais segurança  ao consumidor e amplia a transparência na hora de negociar.

Além disso, a NoxCar acredita que a flexibilidade é vital para ajudar nossos clientes a realizar seus sonhos. Afinal de contas, nem todo mundo tem o mesmo contexto ou condições. Por isso, é nosso dever sermos mais flexíveis para facilitar a sua vida. Isso garante que você possa sair daqui dirigindo o carro dos seus sonhos.

E aí, quer aproveitar que você teve o consórcio contemplado e comprar o automóvel que sempre quis? Então, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e saiba como podemos ajudar!

Diego Martins: