Consórcio automotivo: entenda como funciona agora mesmo!

A closeup shot of a person thinking of buying a new car or selling a vehicle

Comprar um carro é o sonho de consumo mais comum dos brasileiros, ao lado de comprar uma casa. No entanto, é verdade que realizá-lo não é algo tão acessível assim. Apesar de o Brasil ter mais de 58 milhões de carros diferentes em circulação, ainda assim muitas pessoas não conseguem comprar automóveis por causa do preço alto dos veículos no país. Uma das soluções para isso é o consórcio automotivo.

Essa ferramenta ajuda a tornar o sonho de ter um carro na garagem muito mais acessível. Pode levar algum tempo, sim, mas a ferramenta reduz os custos para quem quer adquirir um veículo, aumenta a previsibilidade dos pagamentos e tem requisitos mais baixos do que alternativas do mercado, como o financiamento automotivo. Por isso, é uma das soluções mais procuradas pelas pessoas atualmente.

Quer saber o que é consórcio automotivo, como ele funciona e como aproveitá-lo? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é consórcio automotivo?

Um consórcio é uma maneira de comprar bens de alto valor agregado de forma mais acessível, especialmente para pessoas que têm baixo Score de Crédito, que não contam com recursos iniciais para dar a entrada em um financiamento ou para comprar o bem à vista.

Explicando de forma simplificada (daremos mais detalhes a seguir!), no consórcio, o consumidor faz pagamentos mensais até alcançar o valor total do bem que ele quer comprar. Ao mesmo tempo, muitos outros consumidores fazem o mesmo. O objetivo é que, todos os meses, o consórcio junte o valor para, no mínimo, uma pessoa comprar o bem que todos querem ter (pode ser um carro, uma casa, etc.). Essa pessoa recebe uma carta de crédito para fazer a aquisição.

Todos os participantes receberão a carta de crédito. Alguns serão contemplados primeiro, outros depois, mas todos sairão do negócio com o bem desejado.

Cada consórcio tem regras específicas definidas pela administradora (pode ser uma financeira, um banco ou seguradora), que incluem o valor do automóvel, a marca, as condições de aquisição, e outros requisitos.

Dá para comprar carros usados ou seminovos por consórcio?

Sim, dá! No entanto, é importante ficar atento às regras específicas de cada consórcio para ver as condições de compras. Na maior parte dos casos, há uma limitação de idade do veículo. Isso porque o carro fica alienado à administradora enquanto o consumidor não finaliza o pagamento de todas as parcelas do consórcio. Assim, o veículo precisa ter um valor mínimo para servir de garantia.

Como o consórcio funciona?

Na prática, o consumidor precisa fazer pagamentos mensais para a administradora do consórcio, que sorteia o número de cartas de crédito equivalentes ao valor levantado em cada mês.

Os contemplados (aqueles que foram sorteados e receberão as cartas para a compra do carro desejado) usam a carta de crédito recebida para “pagar” pelo automóvel na concessionária, loja ou revenda de sua preferência.

Depois, ele deve seguir pagando as parcelas até o fim do consórcio ou da sua participação nele. Isso porque a pessoa pode “sair” do consórcio mais cedo: basta pagar todas as parcelas devidas.

  • Leia também!

Além disso, a pessoa também pode fazer “lances” para receber mais chances de ser o contemplado. Os lances funcionam assim:

O sorteio dos contemplados em cada mês é feito via assembleia com todos os consorciados. Cada um, no entanto, tem o direito de tentar acelerar a sua própria contemplação ao oferecer um lance para “comprar”  vaga do mês, por assim dizer. Quem fizer o lance maior, leva a contemplação.

O valor do lance pode ser fixo ou livre (sendo esta última opção a mais comum). Normalmente, o lance mínimo é de 1% da carta de crédito (por exemplo, se a carta de crédito é de R$ 30.000,00, o valor mínimo seria de R$ 300,00).

Além disso, o valor do lance é “descontado” do que o consumidor deve pagar. De certa forma, é como um adiantamento de parcelas para conseguir a contemplação mais rapidamente.

Vencer um lance é uma das melhores maneiras para ultrapassar a principal “fraqueza” do consórcio, que é o fato de que você não sabe quando será contemplado para comprar o seu bem.

Agora que você já entende o que é consórcio automotivo e como ele funciona, pode decidir se essa é a melhor opção para você ou não. De fato, o consórcio tem certas vantagens sobre o financiamento, embora tenha algumas desvantagens também, como a imprevisibilidade sobre quando você poderá comprar o veículo. Portanto, saber se você deve ou não usá-lo é algo que depende muito do seu contexto pessoal.

Conhecer as ferramentas de pagamento é o primeiro passo para comprar um carro. O segundo é escolher o modelo certo para você. Que tal conhecer uma lista com os automóveis com maior porta-malas do Brasil antes de tomar sua decisão? Clique aqui para saber quais são!

Diego Martins: