Na hora de comprar um novo automóvel, é importante analisar uma série de detalhes importantes, como o tipo de motor de carros, por exemplo. Afinal de contas, o motor é praticamente a peça mais importante do veículo, pois determina grande parte da experiência de dirigir. A depender do motor, por exemplo, o carro pode ser indicado para quem só anda na cidade ou para quem gosta de pegar estrada, e, ainda, para quem anda em estrada de terra ou não.
No geral, os tipos de motor de carros podem ser divididos pelo posicionamento dos seus cilindros, pela sua potência e por outras características específicas. Essas classificações trabalham juntas. Ou seja: um motor que é classificado como em linha (por causa dos cilindros), pode ser 1.0 (pela potência) e aspirado (pelas características específicas). Portanto, é essencial entender o que cada classificação significa para poder comprar o modelo certo para o seu perfil de motorista.
Quer aprender como escolher entre os principais tipos de motor de carros? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Quais os tipos de motor de carros que existem?
Os motores de carro podem ser classificados com base no posicionamento dos seus cilindros, na potência que geram e em certas características específicas. Confira a seguir os tipos de motores que nascem dessas classificações!
Tipos com base nos cilindros
Motor em linha
O motor em linha, também chamado de motor vertical, tem os seus cilindros alinhados lado a lado na posição vertical. Por causa disso, o motor tem apenas um bloco com até 8 cilindros, que atuam de maneira uniforme. Portanto, é um motor estreito e comprido, o que ocupa menos espaço dentro dos automóveis. A sua grande vantagem é justamente essa: é um motor menor, o que faz com que seja perfeito para carros pequenos. No entanto, ele também tem mais dificuldade para se resfriar, o que exige cuidados extras dentro da engenharia do automóvel. Dessa forma, eles são muitas vezes refrigerados com ar.
Motor em V
O motor em V é formado por dois planos diferentes, ambos recebendo cilindros. Ele recebe esse nome porque os dois planos com cilindros formam um ângulo específico que parece a letra V. Por ser um modelo de motor maior, ele exige que o automóvel tenha uma frente maior também. Portanto, é o tipo de motor mais comum em picapes, SUVs e vans.
Quando você ver um carro que tem motor “V6”, “V8”, “V10” ou “V12”, quer dizer que esse automóvel tem um motor em V com 6, 8, 10 ou 12 cilindros. O V6 é o mais usado no Brasil atualmente.
Motor em W
O motor em W é igual ao motor em V, mas com um terceiro plano de cilindros. Se você notar, a letra W é como duas letras V, uma do lado da outra. O W é exatamente assim. Portanto, é um motor que gera uma potência incrível, pois pode ter muitos cilindros. No mínimo, ele precisa de 8 cilindros, por exemplo.
Por ser um motor caro, com muita complexidade e difícil de ser feito, é um modelo que não é comumente visto no mercado. Ele só é utilizado mesmo em carros bem especiais, com alta potência, como superesportivos.
Motor boxer
O motor boxer é o inverso do motor em linha. Em vez de ter os cilindros posicionados na vertical, esse tem os cilindros posicionados na horizontal (por isso, também é chamado de motor horizontal). Por ser largo e baixo, ele só é instalado em carros que têm o centro de gravidade mais baixo, como esportivos. Além disso, ele também costuma ser instalado na traseira dos automóveis, para gerar maior estabilidade.
Tipos com base na potência
A potência de um motor é definida pela cilindrada dele. Cilindrada é a capacidade cúbica do cilindro do motor. Ou seja: é a quantidade de ar e gás combustível que cabe dentro daquela peça. Quanto maior a capacidade, maior a combustão e, claro, maior a potência energética gerada. Por isso, é possível que um motor com 3 cilindros seja mais potente do que um motor com 4 cilindros, caso aqueles 3 cilindros sejam maiores e com maior capacidade.
Normalmente, os motores são divididos por potência com as classificações 1.0, 1.4, 1.6, 2.0 e por aí vai. Nesse caso, as classificações servem para informar as cilindradas do motor. Por exemplo, um motor 1.0 tem 1.000 cilindradas. Um 1.4 tem 1.400 cilindradas e por aí vai.
O que é preciso saber sobre eles? Basicamente que quanto mais cilindradas, mais caro é o motor e mais potência ele vai gerar. Por isso, determinadas cilindradas servem para tipos específicos de uso. Por exemplo:
- 1.0: é um motor indicado para andar só na cidade. É o mais barato de todos e o mais comum em carros populares;
- 1.4: é um motor mais potente, mas ainda não o suficiente para pegar a estrada sem riscos. Uma característica positiva é que ele não perde potência quando o ar-condicionado está ligado;
- 1.6: já é um motor com melhor desempenho nas estradas. É ideal para quem gosta de viajar de carro;
- 1.8: motor indicado para viagens de longa ou média distância. É mais caro e não muito indicado para usar só na cidade;
- 2.0: motor bastante potente, indicado para quem faz viagens com frequência.
Leia também!
- O que é cilindrada do motor de um carro e o que esse número significa?
- Qual potência do motor devo escolher na hora de comprar um carro?
Outros tipos de motor de carros
Além dessas classificações, um motor ainda pode ser turbo, aspirado, sobrealimentado ou elétrico. Confira uma explicação simples sobre eles a seguir!
- Motor turbo: esse modelo usa um turbocompressor para comprimir o ar que é jogado na câmara do motor. Portanto, tendo mais ar para a combustão, a potência gerada é maior. Outras vantagens incluem mais estabilidade, economia de combustível e menos gases poluentes emitidos pelo automóvel;
- Motor aspirado: esse motor aspira o próprio ar para os cilindros. Por isso, ele é menos potente. No entanto, gera um som mais limpo e aciona o sistema de sobrepotência mais rapidamente, além de ser mais barato para fazer revisão ou trocar peças;
- Motor sobrealimentado: é uma variação do motor aspirado. Nesse caso, são instalados pequenos compressores que aumentam a pressão do ar que é jogado dentro dos cilindros, para aumentar a potência. É o motor usado em carros que podem ativar um modo de potência maior durante a direção;
- Motor elétrico: são motores que não funcionam à combustão, mas sim com eletricidade. Hoje em dia, ainda são raros, mas se tornarão muito mais comuns nos próximos anos. Os carros que os usam podem ser híbridos (usando também um motor à combustão) ou totalmente eletrificados (somente com motor elétrico).
Como escolher o motor certo para você?
Ufa, quanta coisa, não é mesmo? Agora que você já viu tudo isso, é hora de aprender como escolher o tipo de motor de carros certo para você.
Para começar, é importante ter em mente que, em relação aos cilindros, essa escolha já foi feita. Normalmente, hatches usam motores em linha, SUVs, picapes e peruas usam em V e por aí vai. Somente os sedãs são mais flexíveis nisso.
Em relação à cilindrada, dependerá do seu uso. Se você quer ter a flexibilidade de poder pegar a estrada de vez em quando, o melhor é um motor 1.6 ou 1.4. Se só vai andar na cidade mesmo, um 1.0 é o ideal para economizar. O 1.8 ou 2.0 são usados só em casos específicos (como automóveis pesados ou para quem dirige muito).
Por fim, é importante olhar para as suas necessidades em relação às características especiais. Se você quiser aquele toque extra de potência, um motor turbo é o ideal. Se quer menos custos de manutenção, o aspirado funciona bem. Se deseja ter flexibilidade para ter mais potência ou não, o sobrealimentado é a sua alternativa.
Pronto! Agora você já entendeu quais são os principais tipos de motor de carros que existem e, mais importante, já sabe como escolher entre eles. Por isso, já pode tomar a sua decisão sobre qual modelo comprar. Agora que ficou mais fácil escolher entre os muitos automóveis do mercado, você está um passo mais próximo de realizar o sonho de comprar um veículo para ter na garagem.
Se você está considerando comprar um novo automóvel, que tal um veículo seminovo? Leia agora mesmo nosso artigo que explica as vantagens de comprar carro seminovo! Um spoiler: você economiza muito mais por um veículo que está praticamente com o mesmo nível de conservação!
DEIXE UM COMENTÁRIO