Você, com certeza, já ouviu aquele ditado que o seu direito termina quando começa o do outro, não é mesmo? No trânsito, por exemplo, essa máxima se aplica quando analisamos pedestres e motoristas, ou seja: todos têm seus direitos, e a segurança no trânsito depende do respeito entre ambas as partes.
Existe um consenso de que, nas ruas, o pedestre tem sempre razão. Mas, será mesmo? No post de hoje, nós reunimos os principais direitos e deveres das pessoas que andam pelas ruas, já que, não importa se você anda de carro todos os dias: um pedestre pode não ser, também, um motorista, mas todo motorista, em algum momento, assume o papel de pedestre. Vamos lá?
Pedestres também fazem parte do trânsito
Apesar de muitas pessoas acharem o contrário, os pedestres, são, sim, parte do sistema de trânsito, e da mesma forma como os ciclistas e motociclistas, têm direitos e deveres assegurados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Saber quais são eles é essencial para tornar o dia a dia nas vias públicas menos violento – para se ter uma ideia, só em São Paulo, por exemplo, os atropelamentos são a segunda maior causa de mortes no trânsito.
DIREITO DOS PEDESTRES
#1 Prioridade na faixa de pedestres
Sabe aqueles motoristas que não param na faixa quando há pedestres para atravessar a rua? Sinta-se no direito de reclamar, já que a prioridade, nesses casos, é de quem está a pé.
#2 Prioridade para terminar a travessia da faixa
Hoje, já existem aqueles semáforos feitos especialmente para pedestres, e que avisam o quanto de tempo falta para que os carros ganhem a preferência na passagem. Mesmo assim, muitos semáforos são destinados, ainda, somente para os carros.
Nesses casos, pode acontecer de alguém resolver fazer a travessia na faixa de segurança e, no meio dela, abrir o semáforo para os veículos. Nada de correr: é direito do pedestre terminar de atravessar a rua em segurança, e os carros devem esperar.
#3 Ter uma via exclusiva para trânsito
Todo pedestre tem o direito de ter vias e acessos exclusivos, tanto em áreas urbanas quanto em rurais, de forma a poder transitar com segurança. No caso de não haver, os pedestres devem circular nas bordas das pistas, com prioridade sobre os veículos, e sempre no sentido oposto dos mesmos.
DEVERES DOS PEDESTRES
Em contrapartida aos direitos, os pedestres também devem obedecer algumas regras para garantir a segurança de todos no trânsito. São elas:
#1 Atravessar na faixa de pedestre
Por mais que muitos motoristas não a respeitem, a faixa dá a preferência ao pedestre para atravessar a rua. Ela não impede que alguns acidentes aconteçam, mas delimitam uma zona de atenção para quem está no volante.
#2 Olhar para os dois lados ao atravessar uma via
Para garantir a sua segurança, e, também, a dos motoristas, os pedestres têm o dever de, antes de atravessar uma via, olhar para os dois lados para saber se é seguro fazê-lo.
#3 Após descer, esperar o veículo passar para atravessar a rua
Esse é um exemplo clássico de imprudência de pedestres. Ao descer de um carro ou ônibus, é preciso esperar que o mesmo passe para, depois, atravessar a via.
#4 Respeitar a sinalização de trânsito
Assim como um veículo precisa respeitar a sinalização de trânsito, quando o semáforo está fechado, por exemplo, é dever do pedestre fazer o mesmo.
Se a preferência for dos carros, ele deve esperar o semáforo ficar fechado para os motoristas, para, aí, sim, fazer a travessia – independentemente de haver faixa de pedestre ou não.
As infrações cometidas por pessoas a pé, como andar no meio da rua ou atravessar fora da faixa de segurança, por exemplo, também podem sofrer punição. De acordo com o Artigo 254, os pedestres que descumprirem os seus deveres estão sujeitos à multa de 50% do valor da infração de natureza leve.
Viu como o pedestre também é uma peça fundamental para garantir a segurança no trânsito? Ficou com alguma dúvida sobre os direitos e deveres de quem anda a pé pelas ruas no seu dia a dia? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.
View Comments (3)
Em um acidente entre carro ou moto com um pedestre atravessado uma rua fora da faixa quem será o punido.
Bom dia, Josimar! Tudo bom? Vai depender muito da situação e de quem ter infringido as leis de trânsito.
Hj aconteceu por eu para pra não comentar o acidente o rapaz q vinha colado na traseira do meu carro acabou batendo não foi na grave mas aco