Conheça os carros proibidos de usar engate

Mesmo considerado um artefato popular, nem todos os veículos têm permissão para fazer o uso do engate. A Resolução nº 197/06 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite que os engates sejam somente utilizados por automóveis que apresentam capacidade máxima de tração, indicada pelo fabricante, de até 3.500 kg. Por isso, é recomendado verificar o manual do veículo e saber se ele pode ou não fazer o uso desse acessório. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudá-lo a entender melhor sobre o engate, suas proibições e os veículos que não podem utilizá-lo. Vamos lá!

O que é e para que serve o engate?

O engate é o item metálico localizado na parte traseira do veículo, em sua maioria atrás do para-choque. Seu nome já diz a sua função: engatar ou prender um objeto a outro, nesse caso, veículos.

Em períodos de férias, esses acessórios são muito procurados para transportar motos, barcos e jet skis, tornando-se extremamente úteis. Para os aventureiros de plantão, são usados para acoplar um trailer, por exemplo.

Os engates também são empregados para aumentar a capacidade de carga do veículo, permitindo que ele transporte mais bagagens.

O modelo mais popular é o engate bola, que permite o reboque de carretinha ou o transporte de objetos e outros veículos. Porém, a utilização desse item vai além disso, já que muitos proprietários querem ter o engate nos carros para proteger o para-choque traseiro contra pequenos impactos.

Vantagens e desvantagens do uso do engate

O engate não é um acessório estético, pois pode aumentar danos em colisões e até acarretar multas. E existem vantagens e desvantagens sobre esse equipamento tão polêmico. Confira!

Vantagens:

  • Rebocar veículos.
  • Transportar bicicletas.
  • Encaixar carretinha.
  • Proteger contra pequenos impactos.

Desvantagens:

  • Pode causar deformações pontuais na capa do para-choque.
  • Oferece riscos de danificar a estrutura do veículo.
  • Reduz a superfície de contato, anulando o efeito do para-choque.
  • Em acidentes, aumenta o impacto da batida para os ocupantes do carro.

Conheça os carros que são proibidos de usar engate

Todas as informações a respeito do que pode ou não no carro devem ser apresentadas no manual, deixando claras as regras e demais indicações do fabricante. Alguns modelos foram considerados proibidos por não suportarem o peso e por não apresentarem a tração necessária para puxar. 

O motorista que não verificar se pode ou não instalar o engate está sujeito à infração grave, cinco pontos na CNH e uma multa de R$ 195,23. 

Para evitar essas penalidades, conheça os veículos que não podem usar engate:

  1. Volkswagen Up: mesmo sendo um compacto popular e muito querido no mercado de usados, não pode ter engate por ser um modelo pequeno e não atender às exigências.

  1. Chevrolet Onix e Onix Plus: o próprio manual desses modelos proíbe usar o carro para rebocar.

  1. Toyota Corolla (até 2019): além do Corolla com fabricação até 2019, outros modelos da marca, como Yaris, Etios, Camry e o RAV4, não têm permissão para o uso do engate.

  1. Modelos Honda: HR-V, Fit e City são os veículos da marca que não têm homologação para engates, sejam eles SUV ou sedã.

  1. Nissan Kicks: quase todos os veículos da Nissan não podem fazer reboque, a exceção é a picape Frontier, a única homologada para engates.

Aprenda a escolher o engate correto

Como visto, nem todos os veículos podem fazer o uso do engate. Segundo o Contran, ele deve ser utilizado apenas quando houver carretinha acoplada, e a condução só pode ser feita por motoristas habilitados na categoria B.

Se o seu veículo não está na lista, a utilização desse acessório é permitida. Porém, algumas exigências devem ser seguidas:

  • O engate deve conter certificação do Inmetro.
  • Ele deve ter o nome empresarial, o CNPJ e código de registro do fabricante.
  • É preciso especificar o modelo do veículo e a que se destina o uso.
  • É necessário discriminar a Capacidade Máxima de Tração (CMT) do veículo e do engate.
  • Ele não pode esconder a placa do carro.
  • Deve ser do modelo-padrão, com bola em inox e acabamento arredondado nas extremidades.

O motorista deve sempre considerar que a estética jamais deve vir antes da segurança, principalmente quando o assunto são os meios de locomoção. Como explicamos, ao ignorar a lei do engate, o condutor está sujeito a penalidades, uma situação que ninguém quer passar, não é mesmo?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, é hora de avaliar se necessita de um novo carro ou se o seu atual permite esse tipo de acessório. 

Gosta de assuntos relacionados a veículos? Então, acompanhe nosso blog, que tem conteúdos incríveis para os amantes de automobilismo.

Diego Martins: