Conheça cinco tendências tecnológicas no setor automotivo

As novas tecnologias influenciam as mudanças comportamentais dos consumidores e prometem transformar os veículos nos próximos anos, tornando o setor automotivo ainda mais moderno.

Contudo, vale ressaltar que a pandemia de Covid-19 fez com que o mercado nacional ficasse um pouco para trás nos últimos anos em comparação com outros países. Porém o Brasil conta com muitas fábricas, fazendo com que o país esteja presente nas principais tendências tecnológicas do setor, mesmo que com uma pequena parcela.

Quer entender melhor sobre essas tendências e saber o que o futuro reserva para o mercado automotivo? Separamos cinco das principais tendências. Continue a leitura e as conheça. Vamos lá!

Conheça as expectativas para o setor automotivo

É grande a expectativa para que o modelo elétrico continue em ascensão. Isso porque ele chegou para ser o mais utilizado em todas as fábricas. As montadoras visam investir para sair na frente com essa tecnologia, proporcionando comodidade, funcionalidade e, claro, economia aos motoristas na hora de abastecer.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, estima-se que, até o final de 2022, o mercado automotivo alcance a marca de 2,28 milhões de carros vendidos.

No entanto, essas mudanças farão com que os serviços de mobilidade, empresas de tecnologia, start-ups, companhias chinesas e até fornecedores de equipamentos originais precisem se adaptar e acompanhar mais ainda o mercado, tudo para que ninguém fique para trás ao longo das mudanças.

Cinco tendências tecnológicas para o setor automotivo

O setor automotivo vem testando muitas transformações. Redução de emissão de gases nocivos para o meio ambiente, total integração dos carros com acesso à internet e a ampliação da segurança para motoristas e passageiros são algumas delas. 

A seguir, confira cinco dessas tendências que prometem transformar ainda mais o setor.

1.  Conectividade

Com a chegada do 5G e a Internet das Coisas (IoT), será cada vez mais comum encontrarmos carros que tenham conexão com Wi-Fi e Bluetooth. Isso fará com que as conexões com a internet e vários outros serviços sejam mais fáceis. Os maiores beneficiados serão, sem dúvidas, os motoristas de aplicativos, que utilizam a conexão para definir as melhores rotas e atender seus passageiros.

2. Energia elétrica

Os carros elétricos correspondem a 3% das vendas em todo o mundo. Mas as principais montadoras já informaram sobre a vontade de vender apenas este tipo de veículo. A mudança deve ocorrer aos poucos e ao longo dos próximos anos, tudo de acordo com o suporte e a infraestrutura para receber esses carros.

3. Impressão 3D

Considerada revolucionária, a impressão 3D vem sendo usada na produção de peças específicas e para automóveis determinados. Esse tipo de tecnologia permite a criação de peças e até mesmo de carros completos, tudo com baixo custo. Dessa forma, não existe a necessidade de criar modelos e fazer inúmeras unidades a fim de reduzir os preços.

4. Mobilidade compartilhada

A mobilidade compartilhada faz com que o carro trabalhe como motorista de aplicativos. Você deixa o veículo estacionado, ele se conecta com a internet e começa a aceitar carona em aplicativos. O carro se movimenta sozinho; desloca-se até o destino; pega o passageiro, que desbloqueia a entrada no veículo através de um QR code; e o leva até o local já determinado pelo aplicativo. Os pagamentos caem de forma automática na conta do dono do carro. Uma boa notícia é que essa tecnologia deve ser possível já nos próximos anos.

5. Popularidade de carros autônomos

Montadoras estudam aderir a funcionalidades dos carros com condução autônoma, sem que exista a necessidade de motoristas. Os automóveis irão funcionar por controles via computadores, que serão responsáveis por emitir dados de sensores. Todos dispositivos acionam o sistema de direção e estacionamento, permitindo ainda detectar objetos a grande distância e situações de perigo que um condutor humano não conseguiria.

Afinal, como serão os carros do futuro?

Uma coisa é certa: até o momento, nada de carro voadores, não é mesmo? Mas, por outro lado, a sustentabilidade, o conforto, a economia e a segurança vêm sendo aspectos importantes e os mais investidos quando o assunto são os carros do futuro.

Espera-se que, muito em breve, cerca de 10% dos carros 0 km sejam híbridos ou elétricos. Na Europa, nos Estados Unidos e na China, essa adesão será bem rápida, diferentemente do Brasil, que pretende seguir um ritmo mais lento, porém com muita tecnologia.

Pudemos perceber que futuramente os automóveis serão diferentes daqueles que estamos acostumados atualmente. Claro, não podemos nos esquecer de que os seminovos de hoje são muito tecnológicos, porém a ideia para um futuro não tão distante é que sejam ainda mais.

Gostou de conhecer as tendências do setor automotivo? Aproveite e nos acompanhe no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade!

Diego Martins: