A quilometragem adulterada é um pesadelo para os brasileiros que querem comprar um carro seminovo. Será que os veículos que despertam o seu interesse realmente possuem a qualidade anunciada pelo vendedor?
Muitas revendas de carros seminovos exploram a fraude da quilometragem adulterada para aumentar o valor dos veículos vendidos. Ao reduzir a quilometragem rodada de 100 mil para 50 mil quilômetros, por exemplo, é possível elevar o preço cobrado dos clientes.
Para evitar cair nesses golpes, preparamos, a seguir, algumas dicas para identificar se o carro teve a quilometragem adulterada. Confira.
Como é feita a adulteração da quilometragem?
Apesar de ser mais rara a adulteração da quilometragem nos veículos mais modernos, essa é uma prática feita sem muita dificuldade pelas pessoas que têm conhecimento sobre o processo.
São utilizados equipamentos conectados ao painel do carro para alterar as informações mostradas para o motorista. Dessa forma, é possível diminuir a quilometragem mostrada – além de desligar os avisos de segurança que também são mostrados no painel.
Se um carro está com um alerta de segurança sobre o sistema de freios ou falha no airbag, o seu valor de mercado tende a diminuir. Ao desligar esses avisos, o vendedor consegue valorizar o carro – mas coloca em risco a segurança do novo proprietário.
Sinais de que o carro teve a quilometragem adulterada
Identificar que um veículo teve a sua quilometragem adulterada nem sempre é uma tarefa simples. Entretanto, existem sinais que podem ser analisados para identificar fraudes.
#1 Manual do proprietário e revisões
O primeiro item que deve ser analisado é o manual do proprietário. É nesse local em que estão registradas todas as revisões feitas, a data em que foram realizadas e a quilometragem do veículo naquele momento.
Com base nessas informações, fica mais fácil checar se a informação de quilometragem mostrada no hodômetro corresponde com a realidade.
#2 Trocas de óleo
Quando você troca o óleo do carro, é colada uma etiqueta no para-brisas indicando a quilometragem do veículo e informando sobre a próxima troca, certo? Essa pode ser uma ótima fonte de informação sobre a real quilometragem do carro.
#3 Desgaste no acabamento
Outro sinal de quilometragem adulterada está no acabamento do veículo. Você pode analisar o revestimento dos bancos, pedais e volante do carro – que não costumam demonstrar sinais de desgaste em veículo com até 50 mil km rodados.
#4 Confira os pneus e embreagem
Um jogo de pneus originais pode rodar cerca de 50 mil quilômetros antes que precisem ser substituídos. Portanto, deve-se ficar alerta com veículos de baixa quilometragem que já tiveram os pneus trocados.
Da mesma forma, amortecedores e embreagem não costumam ser trocados em veículos com menos de 60 mil quilômetros rodados.
Como garantir uma boa compra?
Além de conferir todos esses sinais, você ainda pode colocar em prática outras ações para garantir uma boa compra:
- Consulte um mecânico de confiança: se você está na dúvida sobre uma possível adulteração na quilometragem, consulte um mecânico de confiança e peça para que seja feita uma análise do carro.
- Peça para falar com o dono do carro: outra forma de se certificar sobre a precisão da quilometragem é procurar o antigo dono do carro – que repassou o veículo para a loja de revenda.
- Exija uma vistoria feita pelo fabricante do veículo: você também pode exigir que seja feita uma vistoria pelo fabricante do veículo para acabar com as suas dúvidas.
A importância da transparência na negociação
Mais do que causar problemas financeiros, a fraude de quilometragem adulterada pode colocar em risco a sua segurança. Por isso, no momento de comprar um carro seminovo, todo cuidado é pouco para fechar bons negócios.
É pensando nisso, que a NoxCar adota a transparência como um dos seus pilares básicos. Temos o compromisso de promover oportunidades nas quais tanto o cliente quanto a empresa saiam ganhando.
Honestidade e transparência são nossos diferenciais no mercado para entregar satisfação ao cliente. Por isso, fazemos avaliações justas dos veículos e anúncios que realmente representam o carro vendido.
Você já sabia como funciona a fraude de quilometragem adulterada? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Então, visite o nosso site e até a próxima!