ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

Como o score influencia na hora de financiar um carro? - NoxCar

Como o score influencia na hora de financiar um carro?

Você já ouviu falar sobre o score de uma pessoa no momento de financiar um carro? As instituições financeiras correm um grande risco sempre que concedem crédito a um consumidor, certo? A avaliação do score é uma ferramenta criada para diminuir o risco de não ter o valor pago.

Nem todas as pessoas conseguem ter acesso a financiamentos para comprar um carro. Imagine alguém que está repleto de dívidas e não possui renda fixa. O risco corrido por uma instituição financeira seria muito alto nessa operação, não é?

Por outro lado, uma pessoa sem histórico de inadimplência e com uma renda fixa tem todas as condições para conseguir pagar corretamente pelo veículo adquirido. O score é uma fórmula de cálculo que transforma esses fatores subjetivos em números.

Veremos, neste artigo, como o score influencia na hora de financiar um carro. Confira.

O funcionamento do score

O score tem a finalidade de aumentar a segurança e agilizar o processo de análise de crédito para os consumidores. Trata-se de uma pontuação que varia entre 0 e 1000, e indica a confiabilidade no pagamento das dívidas de uma pessoa.
Veja todos os fatores que são considerados para o cálculo do score:

  • Registros públicos, que incluem pesquisas sobre o mercado de trabalho e o índice de inadimplência por região.
  • Histórico do consumidor, que considera diversos fatores: pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais, comprovante de renda, entre outros.
  • Comportamento de crédito, que considera os registros de débitos a outras empresas, a existência de ações judiciais e títulos protestados em cartório.

As informações sobre o seu score podem ser consultadas gratuitamente na internet, no website do Serasa.

Como o score influencia no financiamento de um carro?

A lógica por trás da relação entre um financiamento de carro e o score é bem simples: quanto mais confiável for o seu score, mais fácil será ter acesso a linhas de crédito – com a possibilidade de obter taxas de juro diferenciadas.

Um consumidor exemplar e que possui uma ótima renda dificilmente deixará de pagar, certo? Por isso, não são necessárias muitas garantias – o que reflete nas condições de pagamento, no valor mínimo de entrada e nos juros da operação.

Por outro lado, um consumidor duvidoso demanda uma grande cautela das instituições financeiras. É preciso encontrar maneiras de se certificar de que ele realmente pagará pelo valor financiado – e isso inclui condições mais severas (como um alto valor de entrada).

Como aumentar o seu score?

Cada instituição considera um valor de score como o mínimo para financiar um carro, mas podemos considerar que notas acima de 700 são as mais propícias a conseguir boas condições.

Se o seu score está abaixo disso, é possível tomar algumas medidas para aumentá-lo:

  • Manter os pagamentos em dia
  • Renegociar as dívidas em atraso para quitá-las o quanto antes
  • Efetuar compras a prazo e pagá-las sempre dentro do prazo
  • Não solicitar crédito em várias instituições financeiras diferentes
  • Evitar contrair empréstimos que comprometam mais do que 25% da sua renda mensal
  • Fazer o seu cadastro no banco de dados da Serasa e manter os dados sempre atualizados

A importância da transparência na hora de financiar um carro

Bons negócios surgem da transparência entre a empresa e o cliente. A NoxCar acredita que esse é um atributo essencial para que todos saiam satisfeitos da relação.

Isso vale no momento de mostrar todos os pontos positivos e negativos de um veículo, na cobrança de um preço justo pelo o que é entregue e, também, na clareza das condições de pagamento de acordo com o score de cada cliente.

Se você deseja trocar de veículo com transparência e tranquilidade, venha conhecer melhor a proposta da NoxCar!

Lucas Noronha: