O ponto cego de um carro pode causar problemas mesmo para os melhores motoristas. Apesar da grande preocupação em facilitar a visão dos condutores com os espelhos retrovisores, não é possível criar uma visão perfeita em 360º.
Foi para resolver essa questão que foram criados os sensores de ponto cego, uma ferramenta que ajuda o motorista a identificar movimentações de outros veículos nas áreas em que ele não tem visão – evitando colisões e acidentes.
Você já sabe como funciona o sensor de ponto cego de um carro? Acompanhe!
Ponto cego: um grande problema para os motoristas
O ponto cego de um carro representa um grande perigo no trânsito. Um ótimo exemplo disso é um motorista que está na estrada em alta velocidade e opta por mudar de pista – correndo o risco de cortar a frente de outro carro, que está no seu ponto cego.
Principalmente em situações de altas velocidades ou tráfego intenso, é muito difícil dar atenção a todas as variáveis para dirigir com segurança. Nesses momentos, é preciso ter atenção redobrada para evitar acidentes em virtude do ponto cego.
Mesmo com o ajuste correto dos espelhos retrovisores e posição correta ao volante, ainda existem pontos que não são vistos pelo motorista, e são esses que merecem maior atenção para garantir a segurança no volante.
Como funciona o sensor de ponto cego de um carro?
Para resolver esse problema com o ponto cego de um carro, foi criado um dispositivo que alerta os motoristas quando existe uma movimentação nessas áreas de difícil visão. Dessa forma, o condutor pode aguardar antes de trocar de pista ou realizar uma ultrapassagem.
O objetivo do sensor de ponto cego é ampliar a percepção do motorista para garantir que ele tenha informações completas em 360º. Mesmo com a visão limitada, você pode ter consciência sobre a circulação de outros veículos nas laterais traseiras do carro.
O equipamento é composto de um sistema de câmeras, sistemas de pulsos ultrassônicos ou radares de proximidade. Através desses dispositivos, o motorista é informado sobre a proximidade de um veículo no ponto cego por uma luz, que é acesa no espelho retrovisor, e um aviso sonoro.
Alguns sensores mais modernos conseguem considerar a velocidade e a proximidade entre os veículos. Com essas variáveis, os alertas são ainda mais precisos e indicam somente casos que realmente apresentam riscos na realização de manobras.
Benefícios de utilizar um sensor de ponto cego
Eliminar a falta de informação causada pelo ponto cego de um carro pode aumentar consideravelmente a segurança na condução de um veículo. Dessa forma, o motorista fica mais confortável para realizar trocas de pistas ou ultrapassagens.
A consequência disso é a redução do número de acidentes de trânsito e outros incidentes que poderiam ser causados pela falta de visão. Quanto mais informações o condutor possui, maior é o controle que ele tem sobre o carro.
Segurança no trânsito é essencial!
O sensor de ponto cego de um carro contribui para aumentar a segurança no trânsito, certo? O condutor pode ter informações sobre todo o entorno para tomar as melhores decisões na condução.
Quando falamos sobre carros, a segurança é um atributo essencial. Isso vale tanto no momento de dirigir quanto nas operações envolvendo compras e vendas de veículos – que são operações de alto valor financeiro.
É por isso que a NoxCar tem a segurança como um dos seus pilares de atuação. Reunimos uma série de vantagens para garantir a segurança dos nossos clientes ao fechar um negócio – incluindo 1 ano de garantia e o selo de procedência Procauto.
Você já conhecia o funcionamento do sensor de ponto cego de um carro? Gostaria de saber mais sobre as oportunidades de compra e venda de carros da NoxCar? Então, visite a nossa página e até a próxima!