Como funciona o consórcio de carros usados?

Não é segredo para ninguém que o preço dos carros no Brasil vem subindo consideravelmente. Existem muitas coisas que contribuem para isso, desde a alta do dólar (grande parte das peças dos veículos, principalmente sistemas eletrônicos, é dolarizada) até a pandemia do novo coronavírus (que fechou fábricas e reduziu a quantidade de automóveis disponíveis para venda). Isso tem levado muitas pessoas a procurar alternativas e entender como funciona o consórcio de carros usados.

O consórcio de seminovos e usados é uma solução interessante para quem quer comprar um carro, mas não tem muito dinheiro no momento para dar uma entrada em um financiamento e também não tem um Score de Crédito alto o suficiente para conseguir a aprovação com o banco. É claro que a ferramenta também tem seus pontos negativos, mas vale a pena conhecê-la melhor para saber se ela se adequa ou não ao seu contexto.

Quer saber como funciona o consórcio de carros usados na prática? Então, siga a leitura para saber mais sobre o assunto?

O que é um consórcio de carros?

Um consórcio é uma forma de comprar um bem de alto valor de maneira parcelada, sem precisar usar um financiamento e lidar com taxas de juros. De forma prática, ele é composto por um conjunto de pessoas que se unem para fazer pagamentos mensais específicos. 

Todos os meses, o valor reunido via pagamento dos participantes é usado para emitir cartas de crédito, que são usadas para que alguns dos membros possam comprar o bem a que se destina o consórcio.

Quem comprará o bem a cada mês é decidido via sorteio. No entanto, existem maneiras de fazer lances para tentar “comprar” a vaga de sorteado daquele mês e antecipar a contemplação para poder ter o bem em questão.

É importante ter em mente que o pagamento do consórcio deve continuar até o fim do acordo, mesmo depois de você ter sido contemplado com a carta de crédito. 

Como funciona consórcio de carros usados?

Normalmente, os consórcios são usados para facilitar o acesso das pessoas a bens de alto valor agregado, como casas, carros, motos e muito mais. No entanto, será que você pode usar uma carta de crédito dessas para comprar um veículo usado ou seminovo? Sim, pode!

É importante ter em mente que os consórcios costumam inserir algumas regras específicas para a compra de seminovos e usados. Uma delas é que o contemplado só pode adquirir automóveis que tenham, no máximo, 10 anos de idade no momento da compra.

Isso acontece porque o automóvel fica alienado à administradora do consórcio até o término dos pagamentos por parte do consumidor. Portanto, o carro precisa ter um valor mínimo para servir de garantia a esses pagamentos.

Quais cuidados ter ao comprar um automóvel nesse modelo?

No geral, adquirir um veículo via consórcio de carros usados é uma ótima ideia, mas com alguns pontos em específico que devem ser levados em consideração antes de começar.

Um deles é o fato de que não há garantias que você será contemplado logo para a compra do automóvel. É claro que existem certas ações que você pode realizar, como adiantar pagamento das parcelas para comprar lances no sorteio, mas se não houver recursos para isso, você precisará de sorte para ter o carro em pouco tempo.

Isso não é especificamente ruim, claro. É só um ponto a ter em mente para não criar expectativas em excesso.

Onde usar a sua carta de crédito em Florianópolis?

Se você mora em Florianópolis e região, precisará encontrar uma boa revenda de usados e seminovos quando for utilizar a sua carta de crédito após contemplação no consórcio. Afinal, é importante seguir alguns requisitos básicos estipulados pela administradora do consórcio de carros, além de encontrar um local de qualidade e confiança para comprar seu automóvel.

Se esse é o seu caso, não precisa procurar mais longe do que aqui mesmo. Afinal, a NoxCar é a melhor revenda de carros usados e seminovos em Florianópolis e região.

Existem muitos motivos que fazem da nossa empresa a mais interessante para você confiar na hora de usar a sua carta de crédito. Para começar, nós temos um modelo de negócios único, criado para refletir nossos valores familiares: segurança, transparência e flexibilidade. Todas as nossas decisões de negócio são pautadas em refletir esses três valores.

Por exemplo, todos os carros que vendemos passam por uma Vistoria Cautelar (a melhor do mercado!) e apresentam um selo de procedência para comprovar que não há nenhum problema documental ou estrutural com eles. Isso mostra transparência e segurança para o cliente, que sabe que pode confiar que o carro não terá nenhuma “surpresa” escondida.

Além disso, nós trabalhamos com as melhores marcas do país, aceitamos diversos modelos de pagamento (consórcio, financiamento, usado atual na entrada, etc.) porque entendemos que nem todos os clientes têm o mesmo perfil ou condições. Por isso, somos flexíveis para que você possa sair daqui de carro novo.

Não é à toa que temos uma das maiores notas de avaliação dos clientes no Google!

E aí, gostou de aprender como funciona um consórcio de carros usados? Então, venha conhecer nosso catálogo de automóveis e escolha o seu próximo veículo com a gente!

Diego Martins: