Você compra o carro dos seus sonhos, da cor que sempre quis, mas, depois de um tempo, começa a perceber manchas na lataria que, aparentemente, não têm explicação. E aí vem aquela pulga atrás da orelha: “como meu carro pode ter tanta mancha se ele é novo?”.
A ideia de que as machas são causadas apenas por produtos passados de forma errada ou pelo contato com substâncias abrasivas é equivocada. E dentre os agentes que podem causar esse estrago na pintura, os principais, acredite, são naturais.
Além das chuvas, que podem ser de granizo ou não, e das rajadas de vento que podem carregar partículas que causem atrito na lataria, temos o astro rei como o responsável pela pintura queimada pelo sol.
Mas será que é possível reverter esses estragos? Quais as principais técnicas para melhorar o aspecto da pintura queimada pelo sol? No artigo de hoje, vamos falar sobre o processo químico que leva a esse problema nos carros, sejam eles novos ou não. Acompanhe.
O processo químico da pintura queimada pelo sol
As manchas de pintura queimada pelo sol são resultantes de um processo de calcinação, e os carros que costumam apresentar esse tipo de problema são os que levam a chamada pintura sólida, que é feita a base de pigmentos orgânicos, como no caso dos vermelhos e amarelos.
Você já percebeu que, geralmente, as partes mais afetadas por esse problema são o capô, teto e laterais? Isso acontece porque a incidência dos raios UV nesses locais é mais direta, fazendo com que a camada de proteção, que pode ser o verniz ou esmalte, se desgaste, gerando a pintura queimada pelo sol.
Além disso, sem querer, é possível que alguns cuidados acabem provocando a pintura queimada pelo sol. Isso acontece quando você leva o seu carro para ser limpo em postos de combustível ou lava-rápido.
Se você não está entendendo a relação entre uma coisa e outra, é simples: muitos dos detergentes utilizados nesses estabelecimentos contêm sal, sem falar da água com cloro. Quando a lataria não é seca manualmente após a ducha e isso acaba acontecendo pela incidência dos raios UV, temos a condição ideal para a pintura queimada pelo sol.
Quer dizer que você deve parar de lavar o seu carro? Longe disso! A ideia é verificar e sempre estar atento ao tipo de produto usado no estabelecimento: nada de detergentes, exija shampoos automotivos, que ajudam a evitar que a pintura queimada pelo sol.
Polimento para pintura queimada pelo sol
Hoje em dia, é possível reverter a pintura queimada pelo sol com ajuda profissional e uso de produtos específicos para esse problema. Com os polidores específicos, consegue-se um resultado satisfatório quando as manchas e os desgastes ainda são leves.
Mas vale lembrar que, com o polimento do carro, a camada de verniz acaba sendo retirada aos poucos, expondo ainda mais a pintura – e, nesses casos, não há outro jeito, é preciso repintar a lataria.
Prevenção é sempre o melhor negócio
Como o problema da pintura queimada pelo sol pode não ter um solução 100% eficaz que não seja a repintura, o ideal, mesmo, é prevenir. Como? É simples: evitando a exposição do carro ao sol.
É claro que, no dia a dia das grandes cidades, é quase impossível encontrar uma sombra para estacionar o carro, mas acredite: optar por um estacionamento pago e coberto pode não ser um gasto, mas um investimento na conservação do seu veículo.
Além disso, se você mora em casa ou apartamento com garagem descoberta, o cuidado deve ser ainda maior. Para evitar a pintura queimada pelo sol, o indicado é usar capas protetoras que impeçam a incidência direta dos raios UV, conservando, assim, a lataria por muito mais tempo.
E você, já teve problemas com pintura queimada pelo sol? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.
View Comments (5)
Acho que tem a ver com a chuva ácida também, não? Em vista da deposição de sais de cloro e ácidos, imagino que enxaguar o carro pela manhã ou após a chuva e enxugar deve ser uma boa maneira de preservar a pintura do carro. Além disso, é indispensável aquela proteção com capa, que o que eu estou buscando agora.
É verdade Jean, sempre temos que ter todo o cuidado com o nosso carro, muito obrigado pelo comentário.
Carro branco também queima a pintura?
Sim, Giovani... Todos os carros estão sujeitos a queimarem a pintura.
obrigado pelos comentários, tenho um palio 96 cor laranja adquiri com muito sacrifício mas está com a pintura comprometida por conta de queimadura na pintura, agora tenho que refazer a pintura gostaria de uma dica para manter ela por mais tempo