Você sabe como avaliar um carro usado? Essa é uma etapa delicada no momento de trocar de veículo. Em uma primeira análise, as condições do carro podem parecer ótimas. Mas é preciso fazer uma avaliação completa para garantir que você esteja fazendo um bom negócio.
É muito difícil fazer uma avaliação precisa ao olhar apenas as condições externas do veículo e fazer um test drive de 10 minutos, não é? Ao saber como avaliar um carro, você pode prestar atenção em todos os pontos que pesam na sua decisão final.
Mas então, como avaliar um carro na hora da compra? Descubra logo a seguir.
Como avaliar um carro seminovo?
O processo de avaliação de um veículo deve passar por diversos pontos importantes – tanto internos quanto externos. Preparamos algumas dicas de como avaliar um carro que vão ajudá-lo nesse momento:
Parte externa do veículo
- Procure inspecionar a lataria do veículo com uma boa iluminação – evitando locais escuros, com muito sol ou, então, na chuva.
- Observe todos os encaixes das aberturas: portas, capô e porta-malas. Qualquer diferença pode significar que o carro foi batido.
- Ondulações, pequenos amassados ou falhas na pintura também podem indicar que o carro tenha sido batido.
- Procure por bolhas na pintura – que podem apontar ferrugem.
- Avalie os pneus para verificar o desgaste irregular – que é um sinal de problemas com a suspensão, alinhamento ou balanceamento das rodas.
Aspectos mecânicos
- Ao ligar o veículo, repare no tempo necessário para dar partida. Uma demora maior do que o normal pode indicar problemas no motor.
- Verifique o óleo do carro.
- Preste atenção a todos os detalhes no momento do test drive: ruídos estranhos, dificuldades para trocar as marchas, desbalanceamento do veículo, qualidade do amortecimento e do ar condicionado, entre outros fatores que chamem a sua atenção.
- Avalie se os cabos da ignição não apresentam fendas ou rasgões.
Interior do carro
- Avalie se os bancos são confortáveis e se estão em boas condições.
- Examine todos os comandos: limpador de para-brisa, luzes de freio, faróis, indicadores de direção, buzina, luzes do painel, desembaçador, entre outros.
- Teste o funcionamento do rádio do veículo.
- Procure por pontos de ferrugem, água ou umidade embaixo dos tapetes – o que indica problemas de vedação ou furos no assoalho.
- Se o carro possuir airbag, verifique se a luz do acessório de segurança acende por alguns segundos quando você gira a chave. Se não acender, existe algum problema.
Busque uma revenda que transmita segurança
Todas essas dicas de como avaliar um carro na hora da compra podem ajudá-lo a fugir de ciladas. Para garantir uma segurança ainda maior, você pode buscar pelo auxílio de um mecânico de confiança para fazer uma avaliação completa. Além disso, também é recomendado conferir toda a documentação do carro com muito cuidado.
Outra dica para evitar complicações é escolher uma revenda de renome e confiança. Sentir-se seguro no momento da negociação faz toda a diferença para a sua satisfação com a compra de um carro.
A NoxCar entende a segurança como um atributo fundamental para o cliente. Por isso, reunimos uma série de vantagens que garantem a segurança que nossos clientes precisam para fechar negócio – incluindo o Selo de Procedência Procauto e 1 ano de garantia assegurada pela Gestauto Brasil.
E então, gostou das dicas sobre como avaliar um carro na hora da compra? Gostaria de conhecer melhor a proposta da NoxCar? Visite a nossa página ou venha tomar um café com a gente!