Como a quilometragem influencia na venda ou compra do seminovo?

A hora de comprar ou vender um automóvel seminovo pode deixar os motoristas inseguros, afinal, será que o veículo está realmente em boas condições? Muitos optam por observar a quilometragem, já que valores altos indicam bastante uso do carro.

Mas quem pensa que um automóvel muito usado está ruim se engana, pois a qualidade do carro dependerá também das condições de rodagem, ou seja, se o motor está trabalhando corretamente e se a manutenção está em dia.

Para garantir uma boa compra ou venda, a quilometragem merece atenção. E é por isso que preparamos este artigo. Acompanhe!

Entenda o que é quilometragem de um veículo

De forma resumida, ela serve para medir a quantidade de quilômetros que o veículo já percorreu. 

O odômetro, localizado no painel do carro, é o aparelho responsável por informar esse dado. Ele exibe duas medições diferentes: a quilometragem total (que nada mais é do que o número de quilômetros que o veículo já percorreu durante todo o tempo de vida) e a parcial (quilometragem que o motorista pode controlar da maneira que achar mais viável, por exemplo, medir a distância de um trajeto).

Como a quilometragem influencia no momento da compra e venda?

A maior influência da quilometragem é no valor do veículo. Muitas pessoas necessitam ou optam por realizar todos os seus deslocamentos com o carro, o que aumenta o seu uso e o número de quilômetros percorridos. Logo, quanto mais esse carro rodar, maior a sua quilometragem.

Adulteração de quilometragem

Justamente pela quilometragem ter grande influência na venda ou compra de um seminovo, é comum nos depararmos com a adulteração, que consiste na falsificação dos valores corretos.

Atualmente, com o intuito de dificultar essa prática, alguns odômetros contam com mecanismos de segurança. 

Existem duas formas principais de verificar se a quilometragem está correta:

  • Você pode levar o veículo em uma oficina especializada para realizar o teste no aparelho. A máquina emite um relatório e, se houver fraudes, elas são reveladas, seja no odômetro, seja em outro compartimento.

  • É possível também verificar a quilometragem do último registro em que o veículo passou por algum serviço. Se o número atual for menor que o anterior, certamente ocorreu a adulteração.

Existe uma quilometragem ideal na hora de vender ou comprar um seminovo? 

É indicado, sempre que possível, investir em um seminovo com menos de 10 mil quilômetros rodados. Porém, existem os prós e os contras: por um lado, o veículo estará em um bom estado de conservação; por outro, o valor será mais alto, até porque não é fácil encontrar um carro com baixa quilometragem.

Com poucas opções, você pode procurar por seminovos que estejam, no máximo, com 60 mil quilômetros. Se decidir por um que ultrapasse o recomendado, pesquise bastante para garantir que o veículo esteja em um ótimo estado de conservação.

Além da quilometragem, outros pontos que merecem atenção são:

  • barulhos estranhos no motor;
  • pintura com irregularidades;
  • bancos e parte interna, incluindo volante, câmbio e pedais, desgastados;
  • fumaça com a aceleração;
  • vidros com falhas ou defeitos;
  • componentes não originais;
  • rodas e pneus desgastados.

Quando esses itens são avaliados positivamente, é possível ter uma garantia de que se está fazendo um bom negócio. Um veículo em dia pode evitar prejuízos a longo prazo.

Aprenda a escolher um veículo pela quilometragem

Para a análise da quilometragem ser correta, é necessário observar outros fatores além dos já vistos. Confira:

  1. Verifique o histórico do veículo – cheque se todas as revisões obrigatórias foram feitas nos períodos estipulados.

  1. Considere a marca e o modelo do carro – cada marca tem um desempenho exclusivo, então uma quilometragem registrando 150 mil quilômetros pode ser muito para um tipo de carro, mas indiferente para outro, por exemplo.

  1. Conheça o perfil do antigo dono busque saber se o proprietário é mais “de estrada” ou “da cidade”, assim será mais fácil entender se o carro tem ou não uma quilometragem alta.

Uma coisa é certa: mesmo que a quilometragem sirva como um quesito para a venda ou compra de um carro, ela não deve ser levada em consideração sozinha. Como dito, diversos fatores precisam ser analisados.

Ademais, tenha total atenção para evitar cair em fraudes e busque sempre o melhor momento para trocar de veículo.

Agora que você já sabe tudo sobre quilometragem, confira muitas outras dicas no nosso blog. Se preferir, venha nos visitar. Temos uma equipe pronta para ajudá-lo a escolher o seminovo perfeito!

Diego Martins: