Cobalt ou Prisma: qual comprar?

Existem muitos sedãs no mercado para o consumidor escolher. No entanto, é normal ficar em dúvida entre o Cobalt ou Prisma, já que são dois modelos com um preço acessível e que trazem muitas vantagens para o motorista. Quer dizer, “era” normal ficar em dúvida, uma vez que o Prisma foi descontinuado. O modelo foi substituído pelo Onix Plus, a versão sedã do carro mais vendido do Brasil.

Agora, quem quer contar com os benefícios do Prisma, precisa entrar no mercado de usados e seminovos, onde é possível encontrar modelos muito bem conservados do automóvel, com todas as suas vantagens e um preço mais acessível. O mesmo pode ser dito do Cobalt: a Chevrolet tirou o veículo de linha em 2020, depois que o Onix Plus se tornou o principal sedã da empresa no Brasil.

No entanto, se você está considerando comprar o Cobalt ou Prisma no mercado de seminovos e usados, é importante saber como escolher entre eles. Siga a leitura para saber mais sobre o assunto!

Quais as vantagens do Cobalt?

Tanto o Cobalt quanto o Prisma são sedãs da Chevrolet feitos a partir da mesma plataforma: a GSV. Por causa disso, são automóveis que contam com muitas semelhanças, o que faz com que a comparação não seja tão fácil, realmente. A parte boa é que, como eles compartilham muitas coisas, você dificilmente fará a “escolha errada”, já que eles são bem parecidos. No entanto, existem sim algumas vantagens de cada lado.

Começando pelo Cobalt: o automóvel é relativamente maior do que o Prisma, o que se traduz em mais espaço interno. No entre-eixos, a diferença é de 10 centímetros, o que pode parecer pouco à primeira vista, mas faz toda a diferença entre uma viagem confortável no banco traseiro ou uma viagem com as pernas um pouco mais apertadas. Outro destaque do Cobalt é o seu porta-malas, o maior entre os sedãs: a capacidade é de 563 litros, 63 litros a mais que o do Prisma.

Outra vantagem do Cobalt é a sua potência. A diferença em cavalos de potência do motor é bem pequena (o 1.8 do Cobalt faz 111 cavalos, enquanto o 1.4 do Prisma faz 106 cavalos). No entanto, o Cobalt tem um torque superior, o que faz toda a diferença em um ambiente urbano mais hostil, com saídas, ladeiras e obstáculos a serem ultrapassados. Além disso, garante uma dinâmica de condução melhor também.

Por fim, vale mencionar que o Cobalt acaba sendo direcionado para um público de maior renda. Por causa disso, ele tem um interior mais caprichado e um acabamento melhor do que o do Prisma.

E os benefícios do Prisma?

O Prisma também tem as suas vantagens em relação ao Cobalt. Ele possui um design mais dinâmico em relação aos outros carros do segmento, o que faz com que  seja uma opção para quem se importa bastante com o visual.

Quem se preocupa com o bolso também tem mais vantagens com o Prisma, que tem um consumo de combustível melhor. A última versão do automóvel (2019) tem consumo urbano entre 8,8 km/l (no etanol) e 12,9 km/l (na gasolina). O consumo rodoviário é de 10,9 km/l (etanol) e 15,4 km/l (gasolina).  Já o Cobalt tem um consumo um pouco pior, 7,6 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade, enquanto na rodovia os valores são de 10 km/l (etanol) e 14,4 km/l (gasolina).

Como escolher entre Cobalt ou Prisma?

Pronto! Agora que você já sabe as vantagens de cada um, é hora de decidir como escolher entre os dois. Basta olhar para as características dos modelos e escolher aquele que melhor se encaixa no seu contexto.

Por exemplo, se você precisa economizar mais no dia a dia, o Prisma é a melhor opção. Afinal, ele tem um preço menor no mercado e um consumo melhor. Portanto, é mais econômico.

Já se você tem uma família grande e precisa de um espaço maior, o Cobalt é a solução mais vantajosa, por ter o maior porta-malas entre os sedãs e um espaço interno significativo. Além disso, é um carro com acabamento melhor, o que traz mais conforto.

É importante ter em mente, no entanto, que ambos são feitos pela mesma empresa e na mesma plataforma. Por isso, a qualidade é alta nos dois. O que diferencia são esses pequenos contextos mesmos.

Como acertar na escolha de um usado ou seminovo?

Agora que você já entendeu como escolher entre um Cobalt ou Prisma, é hora de acertar na escolha também na hora de comprar um usado ou seminovo. 

Para não errar, o mais recomendado é comprar de uma concessionária confiável e renomada, como a NoxCar. Nosso modelo de negócios é pautado em três pilares: a segurança, a transparência e a flexibilidade. Assim, podemos propor negócios que deixem nossos clientes realmente satisfeitos.

Por exemplo, todos os carros que estão em nosso catálogo passaram por uma vistoria cautelar e têm um selo de procedência. Assim, o cliente sabe exatamente de onde eles são e que são veículos confiáveis. Aí está a segurança.

Além disso, todas as nossas negociações são abertas. O cliente sabe exatamente por que o carro tem aquele preço, quais os fatores levados em consideração e muito mais. Por isso, a percepção de valor é muito mais justa. 

Por fim, nós temos total flexibilidade para poder trabalhar com o contexto de qualquer cliente. Isso significa que podemos fazer negócios da maneira que melhor encaixa com o seu perfil e condições. Assim, será possível realizar o seu objetivo da melhor forma possível.

E aí, se interessou? Então, entre em contato com o nosso time agora mesmo para saber quais são as opções disponíveis entre Cobalt ou Prisma que temos para você!

Diego Martins: