Carro zero ou seminovo? Conheça as vantagens e desvantagens de cada um

O momento de trocar de carro pode ser complicado, isso porque o motorista deve entender do que precisa naquele momento e se as suas necessidades serão supridas apenas com um veículo zero ou se um seminovo também pode atendê-lo bem.

Toda e qualquer compra deve ser planejada e realizada com base em muitas pesquisas, análises e estudos, para não cair em dívidas e enfrentar outras dificuldades.

Se você está pensando em adquirir um carro, este conteúdo foi feito para você! Continue a leitura e saiba se a melhor alternativa para você é um carro zero ou seminovo

Diferenças entre um carro zero e um seminovo

Os veículos zero quilômetro são modelos que acabaram de sair da fábrica e apresentam as características originais intactas. Por nunca terem sido usados, o motorista dispõe de um carro sem defeitos e com garantia da montadora. A principal desvantagem fica por conta do alto custo.

Por outro lado, um seminovo já teve um dono, apresenta até três anos de uso, possui uma quilometragem rodada de até 20 mil km e pode ter a garantia do fabricante ainda vigente. Os valores são bem mais acessíveis.

Vantagens e desvantagens de um carro zero

Quando nos referimos a um veículo zero, falamos de um que acabou de sair da fábrica. Além do cheirinho de carro novo, vem com a sua originalidade intacta. Mas, mesmo assim, apresenta prós e contras. Confira:

Vantagens:

  • Dificilmente vai apresentar problemas cedo.
  • Toda a burocracia de licenciamento é mais fácil se comparada a de um seminovo.
  • A garantia de fábrica pode ser de até seis anos.
  • Possui novas tecnologias.
  • Tem opções de financiamento mais viáveis.

Desvantagens:

  • Apresenta uma desvalorização de 20% assim que sai da loja.
  • As parcelas são mais altas quando comparadas as de um seminovo.
  • O seguro é mais caro em relação ao de um seminovo.
  • Todas as despesas com a documentação são bem caras.

Adquirir um veículo zero tem seus pontos positivos e negativos. E, agora que você já os conhece, fica mais fácil decidir se ele é ou não o ideal para o que busca ou deseja.

Vantagens e desvantagens de um carro seminovo

São os veículos que tiveram apenas um único dono, apresentam boa conservação das peças originais e podem, ainda, ter a garantia do fabricante dentro da sua data de validade, deixando o novo proprietário mais seguro. 

Que tal conhecermos as vantagens e desvantagens de adquirir um seminovo?

Vantagens:

  • Apresenta melhores custos e financiamentos na hora da compra.
  • Os valores de seguro são mais acessíveis, variando de acordo com o modelo do veículo.
  • Os prejuízos relacionados com a valorização em caso de acidentes são menores.
  • As despesas com documentação são mais baratas.

Desvantagens:

  • Os custos com a manutenção são mais frequentes ou altos.
  • Podem vir com problemas não previstos pelos vendedores.
  • Caso apresente uma alta quilometragem, pode ser mais difícil para revender.

Uma coisa é certa: um veículo garante maior comodidade aos motoristas e passageiros facilitando toda a locomoção. Mesmo que um seminovo não tenha aquele “cheiro de novo”, ele pode ser muito útil para os proprietários que não querem um veículo muito ultrapassado.

Afinal, zero ou seminovo, qual o melhor?

Na hora de decidir, a depreciação do veículo deve ser um fator levado em consideração. Ao optar por um veículo zero, saiba que ele sofrerá uma desvalorização maior do que um seminovo, ou seja, é mais caro e perde valor com maior rapidez.

Um seminovo já passou por esse processo de desvalorização, porém sua manutenção precisa de atenção, incluindo a quilometragem percorrida e a originalidade das peças.

Independentemente de qual for a sua escolha, use e dirija o veículo antes de comprar, além de observar possíveis problemas, vibrações ao dirigir ou, ainda, presença de barulhos estranhos. Aposte em um teste de curta distância para perceber a sensação ao dirigir o veículo. Não se esqueça de avaliar a garantia e de verificar se as revisões foram feitas apenas em redes autorizadas.

Comprar um carro zero ou seminovo vai depender exclusivamente dos recursos disponíveis e da necessidade do motorista. Para aquele que precisa de um veículo simples no dia a dia, um seminovo se torna mais interessante. Agora, se ele busca por tecnologias, o zero é o carro ideal. Analise as melhores oportunidades e faça a escolha certa!

Já imaginou contar com uma equipe qualificada e os melhores modelos do mercado? Tudo isso com as mais acessíveis vantagens de pagamentos? Aqui, na Noxcar, você encontra os melhores modelos e os melhores preços para comprar o seu carro.

Diego Martins: