Bike em Florianópolis: melhores lugares para pedalar e deixar seu carro na garagem

Você já esteve na capital catarinense? Se sim, conseguiu perceber que bike é algo comum. Muitas pessoas usam e abusam desse tipo de transporte para chegar aos seus destinos.

A rota da cidade contempla quem deseja pedalar com uma vista para o mar, sem ser longe do centro de Florianópolis. Se esse é o seu caso, nossa indicação é um tour pela Avenida Beira-mar Norte.

Também existem aqueles que não abrem mão dos carros, mas ainda assim querem sair da rotina. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para que você conheça os melhores lugares para pedalar na cidade e dar um descanso ao seu automóvel. Vamos juntos nessa?

Florianópolis (SC): uma cidade marcada pela qualidade de vida

Moradores de Florianópolis podem se sentir sortudos por residirem em uma das cidades com melhor qualidade de vida do Brasil. As paisagens são deslumbrantes, proporcionando momentos de lazer sempre lado a lado com a natureza.

A capital catarinense tem características de cidade grande e qualidade de lugares mais interioranos. Além disso, é considerada um polo de tecnologia e empreendedorismo, sendo um setor em constante crescimento.

Os motoristas definem a cidade como bem sinalizada, mas com poucas vias, além de uma rodovia principal. Assim, o trânsito se faz presente, tornando os deslocamentos mais demorados.

Para fugir desse transtorno, uma boa opção tem sido deixar os veículos na garagem e trocá-los pelas bikes.

Conheça alguns dos melhores lugares para pedalar na cidade

Florianópolis é uma cidade repleta de áreas planas, facilitando a rotina de quem gosta de andar de bicicleta. Ou seja, você facilmente encontrará uma ciclovia, podendo deixar seu automóvel na garagem.

Se você estiver no lado sul da ilha, será difícil não se encantar pelas paisagens, praias exuberantes e mata nativa preservada. A cidade catarinense entrou para a rota de cicloturismo, então poderá encontrar muitos destinos de trilhas para pedalar.

Agora se o que você quer é apenas um passeio pelas belezas de Floripa, o que não faltam são opções. Veja:

Norte da ilha

É considerado um lugar com parada obrigatória. A região, com bairros entre as praias, vem ganhando fama pelas belezas naturais e atrações de verão. Seu roteiro de ciclismo passa por três diferentes praias, sendo Jurerê Internacional, Praia Daniela e Canasvieiras.

Leste da ilha

Ao leste, encontra-se a Praia Mole, conhecida por seus quiosques, festas e shows. Agora para quem quer saber mesmo de pedalar, a região é ótima, oferecendo locais para descanso entre um trajeto e outro.

Com relação à dificuldade, pode ser considerado um trecho de grau médio, isso porque está localizado entre dois morros.

Sul da ilha

Como já falamos, o lado sul pode ser considerado um dos melhores lugares para se andar de bike. Afinal, o ciclista pode chegar até as faixas de areia de belas praias, como Campeche, Armação, Matadeiro e Pântano do Sul.

Para quem busca um caminho totalmente plano, a indicação é a rodovia SC-406. Já os mais aventureiros podem optar pelos roteiros mais próximos às faixas de areias.

Vai de bike? Dicas para quem quer começar

Está pensando em começar a pedalar, mas não sabe como? Então estas próximas dicas certamente vão ajudar.

  • Procure ir com alguém, uma companhia é sempre bem-vinda.
  • Leve água e se hidrate.
  • Tenha equipamento e estratégias de segurança (lanterna, farol, capacete e luvas) e, se possível, roupas coloridas e com refletores.
  • Cheque o estado da bike, incluindo os pneus, antes de sair de casa.
  • Prepare a rota e, se possível, conheça o local antes.

Ao longo deste conteúdo, conseguimos entender que atividades ao ar livre, principalmente quando realizadas em bicicletas, fazem bem para a saúde, seja física ou mental.

O fato de deixar o carro na garagem e trocar pela bike, em inúmeras ocasiões, é um movimento fundamental para ajudar na preservação do meio ambiente, reduzir o trânsito e ainda, manter a saúde em dia.

Ademais, optar entre esses meios pode proporcionar vantagens para o dia a dia. A boa notícia é que, com um bom suporte para bike, você pode realizar o transporte da sua bicicleta no seu seminovo, de maneira correta, e sair por aí desbravando o país.

Diego Martins: