Aprenda a economizar combustível

O alto preço dos combustíveis vem assustando e fazendo com que motoristas gastem mais na hora de abastecer o veículo.

Esse valor alto é instalado por conta dos impostos. Eles fazem com que o aumento seja  alarmante, obrigando o motorista a pagar por uma quantidade de combustível que, em outras épocas, seria possível abastecer o dobro com o mesmo valor.

Contudo, o que muitos não sabem é que existem formas seguras e eficazes para conseguir economizar combustível e evitar gastos extras na hora de fechar as contas. 

Quer entender e começar a economizar? Então, continue a leitura!

Saiba como economizar combustível em congestionamento

Ficar parado no trânsito é o terror para qualquer motorista, isso porque além de ficar horas estacionado no mesmo lugar, o veículo acaba consumindo mais combustível. O ato de andar e parar é o maior vilão na economia do combustível. 

Mas, em compensação, alguns hábitos podem proporcionar benefícios positivos e ajudar na hora de abastecer.

  • Mantenha os pneus sempre calibrados: quando os pneus não estão calibrados, a tendência é de que o atrito entre eles e a pista seja com maior força. Quanto maior for esse atrito, maior será o consumo de combustível, pois o motor irá precisar trabalhar mais para manter o veículo estabilizado. 
  • Utilize o ar-condicionado de maneira inteligente: sempre que possível, utilize o ar natural. E quando usar o ar-condicionado, evite a potência máxima.
  • Diminua pesos extras: quanto mais peso, maior o uso do combustível. Então, evite pesos extras e sem necessidade.
  • Mantenha sempre a manutenção em dia: quando uma prevenção é realizada, os gastos das peças são menores, assim como o consumo de combustível.
  • Jamais use ponto morto em descidas: deixar o veículo desengatado não economiza combustível, pelo contrário, o sistema de freios é mais exigido.

Pontos que merecem atenção na hora de economizar combustível

Quando estas dicas são seguidas, fica mais fácil diminuir o consumo de combustível e, consequentemente, reduzir gastos. Você sabia que manutenção, direção e combustível fazem toda diferença nessa economia?

O ato de economizar não está ligado só ao mais barato, mas também à maneira com a qual o carro é conduzido. Veja como alguns cuidados podem resultar em uma economia surpreendente.

Manutenção 

Um veículo com a manutenção em dia é sinal de menor consumo de combustível. Alguns pontos para cuidar da manutenção são:

  • Velas e filtros: as velas são responsáveis pela ignição, fazendo o motor funcionar. Quando estão gastas, elas aumentam a queima de combustível. Já os filtros, quando sujos, fazem o motor trabalhar mais, exigindo sempre mais combustível para trabalhar.

  • Óleo lubrificante: a troca de óleo auxilia na economia de combustível. O recomendado é que ela seja feita a cada 10 mil km rodados.

  • Alinhamento e balanceamento: um alinhamento em dia diminui o desgaste dos pneus, e o balanceamento reduz as trepidações, demandando menor consumo de combustível.

Direção

Além da manutenção, existe uma forma certa de dirigir o veículo e, assim, reduzir o consumo. Algumas práticas são:

  • Acelerações suaves: quando aceleramos ou freamos de maneira abrupta, causamos riscos no trânsito e gastamos mais combustível. Dirigir de forma brusca faz com que o carro gaste até três vezes mais gasolina do que conduzir de maneira cautelosa.

  • Não aquecer o carro antes de se deslocar: é comum que alguns motoristas aqueçam o motor do veículo antes de sair, porém, em dias atuais, isso não é mais necessário, afinal, a maioria dos automóveis conta com injeção eletrônica. Esse sistema faz com que o carro ande mesmo que frio. Além disso, esquentar o motor  com o veículo desengatado também é uma forma de gastar combustível sem necessidade.

  • Descer com o carro engrenado: como falamos, o ponto morto não economiza combustível, e o sistema de freio é forçado e pode falhar.

Combustível

O local de abastecimento, a quantidade e a escolha do combustível podem afetar o consumo, então se atente com o(a):

  • Qualidade do combustível: sempre que desconfiar da qualidade do combustível em algum posto, você, como motorista, pode exigir uma comprovação de qualidade. Infelizmente, no Brasil, é comum a venda de gasolina repleta de componentes prejudiciais ao veículo.

  • Gasolina aditivada: a gasolina aditivada previne a formação de sujeiras no interior do motor, mantendo-o sempre limpo.

  • Volume máximo de combustível no tanque: o indicado para perímetro urbano é que o tanque fique pela metade ou com 75% da capacidade, evitando que o carro fique pesado e demande maior consumo de combustível.

  • Evite deixar o tanque na reserva: quando o veículo chega à reserva, ocorre um aumento das taxas de vaporização, fazendo com que o combustível evapore.

Quando o carro é mantido com um consumo adequado de combustível, é possível adquirir muitas vantagens. E os cuidados não podem ser deixados de lado.

Se você busca segurança e comodidade para manter seu veículo funcionando de maneira perfeita, conheça a Oficina Noxcar, muito mais facilidade na hora de cuidar do seu carro!

Diego Martins: