Alugar ou comprar carros em Florianópolis: o que vale mais a pena?

Você sabia que ter um automóvel na garagem é o sonho de consumo mais comum do Brasil, ao lado de ter uma casa? No entanto, o fato é que nem sempre é vantajoso financeiramente realizar esse objetivo. Isso mesmo: em alguns casos, pode ser melhor para o seu bolso não realizar o seu sonho. Será que esse é o seu caso? Para saber, é importante entender o que mais vale a pena: alugar ou comprar carros, especialmente em uma cidade como Florianópolis.

Se você já falou sobre esse assunto com alguém, com certeza deve ter percebido que os dois lados da questão possuem fãs muito apaixonados. Existem aqueles que juram de pés juntos que comprar um carro é melhor. Por outro lado, há quem garanta que alugar é o mais indicado. O curioso é que ambos estão certos — e também errados!

Afinal de contas, alugar ou comprar carros depende do seu contexto e de vários fatores. Quer saber quais? Então, siga a leitura do artigo abaixo!

Alugar ou comprar carros: como saber qual é a melhor opção?

Custos a considerar

Para saber qual é a melhor opção entre alugar ou comprar carros, o ponto principal a considerar é o bolso. Afinal de contas, é ali que as coisas costumam apertar, especialmente no momento em que vivemos.

O primeiro custo a considerar é o de aquisição de um carro. Isso porque um automóvel novo custa algumas dezenas de milhares de reais, sem falar nos juros do financiamento. A opção 0km mais barata do mercado, hoje, custa R$ 53.000,00, que é o equivalente a 49 meses do salário-mínimo. Ou seja, são necessários 4 anos de trabalho para comprar o veículo.

Já o custo de aquisição do aluguel de um carro é muito mais em conta. Isso porque existem opções no mercado a R$ 70,00 por dia, por exemplo. 

Outro custo a se levar em consideração é o de depreciação de um carro. Afinal de contas, comprar um automóvel é um investimento. Quando ele se desvaloriza, você perde dinheiro. Por exemplo, quando for vender o carro ou dá-lo de entrada em um novo financiamento, ele perderá valor. No geral, um veículo 0km perde 30% do seu valor nos primeiros 3 anos de uso.

Já no aluguel, o carro pode até se depreciar, mas isso não sai do seu bolso. É algo que a locadora precisa resolver.

Por fim, existem ainda outros custos agregados a ter um carro que devemos levar em conta, como:

  • seguro;
  • IPVA;
  • licenciamento.

Esses custos também são pagos na locação, mas estão embutidos no preço da diária. Por isso, você não percebe que está pagando (e, muitas vezes, não sabe exatamente o peso deles na locação).

Como fazer a comparação?

Considerando só os custos, podemos entender que comprar um carro não é vantajoso. Mas isso não é verdade. A verdade é que a opção certa depende de cada contexto.

Por isso, você precisa comparar diferentes opções e analisar os resultados para saber qual a alternativa mais vantajosa para você.

O fato é que o valor diário de um carro alugado é maior do que de um automóvel próprio. Não há como fugir do fato: o aluguel é mais caro por dia. No entanto, ele pode ser mais barato no longo prazo porque você não usa o automóvel todos os dias, então não precisa arcar com certos custos.

No entanto, se você andar muito ou usar o carro muitos dias, essa diferença diária começa a acumular e se torna mais vantajoso comprar um veículo.

Portanto, o que você deve fazer é calcular quantos dias por ano usa o carro e então estipular o custo do aluguel em um “ciclo” normal de automóveis, como 5 anos, por exemplo. Depois disso, calcule uma previsão de quanto você gastaria com um veículo próprio (incluindo manutenção e desvalorização) nesse período e veja o que faz mais sentido para o seu bolso.

Como obter o melhor custo-benefício para comprar carro em Florianópolis?

Se você chegou a conclusão de que a melhor opção para você é comprar um carro, então precisa buscar o melhor custo-benefício ao fazer esse negócio. E comprar automóveis seminovos ou usados pode ser a resposta que você procura.

Como vimos, cerca de 30% do valor de um carro vai embora nos primeiros anos. Isso corresponde à maior parte da desvalorização e significa que ainda é possível encontrar veículos seminovos que já perderam grande parte do valor, mas ainda apresentam excelente qualidade e durabilidade. Portanto, carros nessas condições podem reduzir o custo que você terá com o veículo e aumentar o seu benefício. 

Para melhor aproveitar seus benefícios, é vital comprá-los em uma concessionária de qualidade, como a NoxCar. Quer saber como podemos ajudar você a realizar o seu sonho de ter um veículo na garagem da melhor forma possível? Então, conheça mais sobre nossa empresa e o que faz dela única no mercado!

Diego Martins: