ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO
Você se considera uma pessoa preocupada com o seu bem-estar? O quanto da sua rotina é pensada para aumentar a sua qualidade de vida e a das pessoas na sua cidade? Além de cuidados com a sua alimentação, exames regulares e prática de exercícios constantes, existem outras formas de cuidar da sua saúde. Se você está se perguntando quais são elas, saiba que a estar atento à maneira como você usa o seu carro pode impactar na sua saúde e no meio-ambiente. Nós, da NOXCAR, acreditamos que pequenas atitudes podem melhorar a sua vida e de todos ao seu redor, e por isso, preparamos uma série de artigos com dicas que vão lhe ajudar a adotar o #usoconscientedocarro e a promover um trânsito mais tranquilo e humanizado. Vamos lá?
#1 Respeite o calendário de revisão do seu carro
Mais do que para economizar com estragos que poderiam ter sido evitados, respeitar o calendário de revisão do seu veículo, de acordo com a quilometragem do motor, é essencial quando falamos em uso consciente do carro e na qualidade de vida da sua cidade. Isso porque todo veículo tem sistemas, como os filtros de ar e de combustível, válvulas injetoras e velas, que, se obstruídos, sujos ou desgastados, aumentam o consumo do combustível, claro, prejudicando a qualidade do ar pela maior emissão de poluentes. Além disso, adotar uma postura responsável ao volante também garante um melhor rendimento, tanto do seu carro quanto para o meio ambiente. Evite frear bruscamente ou acelerar sem respeitar o tempo de motor, faça a calibragem dos pneus semanalmente e lembre-se: se permanecer parado por mais de 2 minutos, desligue o carro.
#2 Abasteça o seu carro em postos de combustível licenciados
Sabe aquela velha história de que o barato pode sair caro? Essa é uma das verdades quando falamos em combustíveis adulterados. Em um primeiro momento, pode ser tentador pagar menos pelo litro do combustível, já que abastecer, muitas vezes, representa o maior gasto mensal com o carro. Mas a economia feita no tanque acaba cobrando um preço alto depois: filtros e bombas entupidas, baixo rendimento do veículo e motor fundido são apenas alguns dos problemas que essa prática pode causar. Isso sem falar da emissão de poluentes, que, com certeza, acarreta na qualidade do ar, e, por consequência, na sua vida e de todos que vivem na sua cidade.
#3 Respeite os ciclistas no trânsito
Em todos os sistemas, existe uma hierarquia, e isso não é à toa. No de trânsito, por exemplo, apesar do senso comum, muitas vezes, levar a pensar o contrário, a prioridade é de pedestres e ciclistas, você sabia? E é exatamente por isso que existem regras que devem ser respeitadas para o convívio pacífico, e, acima de tudo, seguro, entre os transeuntes. Quando estiver no trânsito, respeite as faixas de pedestres e a distância regulamentada de 1,5 metros do ciclista. Dessa forma, você evita acidentes e colabora para um trânsito mais tranquilo.
#4 Adote a bicicleta para as pequenas distâncias
Vai à padaria? Precisa dar um pulo rápido ao supermercado? Pensou em ir ao parque praticar algum exercício? Que tal, então, deixar o carro na garagem e adotar um dos meios de transporte mais antigos – e divertidos – que existe? As bicicletas podem unir o útil ao agradável para quem se arrisca a pedalar nas pequenas distâncias do dia a dia ou nos momentos de lazer. Faça um teste: a gente garante que essa pequena atitude vai te dar uma sensação de liberdade em pleno centro urbano. E tem jeito melhor de sentir o vento bater no rosto e ainda contribuir para aumentar a sua qualidade de vida e de todos que vivem na sua cidade?
O bem-estar é um compromisso de todos, e pode começar por pequenas atitudes, como as que abordamos aqui. E você, já faz o #usoconscientedocarro em prol de um bem maior? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.
DEIXE UM COMENTÁRIO