Muitas pessoas têm receio de comprar automóveis seminovos e usados por temer cair em algum tipo de golpe. Isso porque existem muitos vendedores particulares que tentam se livrar de um veículo problemático (que passou por um sinistro, que foi leiloado, que está judicializado como garantia para alguma dívida) e podem tentar vendê-lo online, enganando o comprador. No entanto, existem alguns mecanismos de proteção que você pode adotar para evitar essa situação. Um deles é fazer uma pesquisa com base no número do chassi do carro.
Esse código é como o número de identidade do automóvel. Com base nele, é possível pesquisar outros dados de identificação do automóvel (como o Renavam) e conseguir descobrir o status daquele veículo.
Quer aprender como consultar número do chassi do carro para poder se proteger na hora de comprar um novo automóvel? Então, siga a leitura do artigo! Ah, nós temos um bônus no fim do artigo que vai ensinar como você pode se proteger na hora de comprar um veículo usado ou seminovo de maneira muito rápida e fácil. Portanto, leia até o fim!
O que é o chassi do carro?
O chassi é a estrutura principal do automóvel. Ele é construído para servir como base para todas as outras peças do veículo. Considerando que todas as partes do carro podem ser trocadas ou alteradas de alguma forma, o chassi pode ser considerado como o “automóvel em si”, já que é a única parte que não vai ser mudada.
Por causa disso, o chassi recebe a marcação de um código de 17 caracteres que serve como o número de identificação do automóvel. É como o seu RG ou CPF: esse código é único e usado para poder identificar o veículo em qualquer situação necessária.
Como ler o número do chassi do carro?
O código de chassi de um automóvel é composto por 17 caracteres. Esse código é dividido em 4 grupos diferentes, de modo a conseguir distinguir adequadamente que automóvel é aquele, de onde ele veio e até mesmo o seu ano de modelo. Veja um exemplo abaixo:
- XXX YYYYYY X YYYYYYY
Os três primeiros caracteres se referem à origem do automóvel. São dados que descrevem a região geográfica do automóvel, seu país de origem e a sua fabricante. O primeiro dígito é a região geográfica, o segundo é o país e o terceiro é a fabricante.
Os seis caracteres em seguida falam sobre o carro em si: seu modelo, tipo e tamanho de carroceria. Em seguida, vem um único dígito, que descreve o ano do modelo. Por exemplo, um Chevrolet Onix 2021 teria um código de chassi diferente do Chevrolet Onix 2020, pois são de anos do modelo diferentes.
Por fim, os últimos 7 caracteres trazem o número de série daquela unidade em específico, além do seu local de fabricação. Assim, é possível identificar exatamente quais são as unidades feitas em uma fábrica específica, caso seja necessário fazer um recall, por exemplo.
Como consultar número do chassi do carro?
Agora que você já tem essas informações, é hora de aprender como consultar número do chassi do carro. Normalmente, o Chassi está no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). No entanto, é possível que o vendedor não apresente esse dado a você. Por isso a sua melhor solução é procurar pelo código no próprio veículo, já que ele é gravado em posições como:
- coluna da porta dianteira direita;
- compartimento do motor;
- em um dos pára-brisas;
- no vidro traseiro;
- em duas janelas de cada lado do veículo.
Por isso, basta olhar essas partes do carro e você conseguirá o chassi. Se o código não estiver nas janelas, por exemplo, é sinal de que aquele vidro foi trocado. Normalmente, isso acontece após um acidente, então você já sabe que aquele veículo passou por algum sinistro.
De posse do chassi, você pode obter o Renavam do automóvel usando a placa do carro e esse código de identificação em serviços específicos. Essas consultas custam dinheiro e são feitas por empresas que têm acesso a bancos de dados dos automóveis.
Como ter mais segurança ao comprar carro usado ou seminovo?
Pronto! Agora você já sabe como consultar número do chassi do carro, já poderá ter mais segurança na hora de comprar um automóvel usado ou seminovo. No entanto, existem outras formas de ter a mesma segurança e com menos esforço (e menos dinheiro também!). Uma possibilidade é comprar veículos que passaram por uma vistoria cautelar e têm um selo de procedência para provar.
Uma vistoria cautelar é um processo complexo que rastreia toda a origem e percurso daquele carro, além de verificar se existem danos estruturais nele. Esse processo consegue identificar tudo sobre a vida jurídica do automóvel:
- Ele passou por um sinistro?
- É um automóvel de leilão?
- Tem algum bloqueio, como o Renajud?
- Está envolvido em algum processo judicial?;
- O dono é quem diz ser mesmo?.
Depois de analisar tudo isso, a empresa que faz a vistoria emite o laudo com todas as informações disponíveis. O comprador, então, pode analisar os dados e saber a verdade sobre o automóvel.
Qualquer pessoa que vende um carro pode passá-lo por uma vistoria cautelar, mas o processo tem custo e, portanto, não é todo mundo que faz isso. Por isso que é mais seguro comprar em concessionárias como a NoxCar: todos os nossos carros passam por uma vistoria cautelar antes de serem colocados à disposição dos clientes. Além disso, nós usamos a Vistoria Dekra, considerada a mais completa do mundo por analisar o maior número de informações possível.
Deu para ver que é muito mais seguro comprar seu carro usado ou seminovo aqui com a NoxCar, não é mesmo? Portanto, se você não quer dor de cabeça, entre em contato com o nosso time agora mesmo e saiba quais automóveis temos para você!
DEIXE UM COMENTÁRIO