Atualmente, muitas pessoas se perguntam se vale a pena ter carro ou não. Embora ter um automóvel ainda seja o sonho de consumo mais comum dos brasileiros, ao lado da casa própria, o desejo por um veículo na garagem tem reduzido progressivamente nos últimos anos. Existem muitos fatores que explicam isso, desde o trânsito cada vez mais complicado, até o alto preço dos carros e a ascensão de inovações como o Uber.
Portanto, as gerações mais jovens se perguntam se vale a pena ter carro ou se o melhor é andar com aplicativos de carona e transporte público. Afinal, é fato que o ritual de ter um primeiro carro tem sido deixado de lado por muita gente nos últimos tempos. No entanto, não dá para negar que ter um automóvel pode ser muito útil, especialmente nos tempos atuais.
Por isso, se você está em dúvida se vale a pena ter carro ou não, este artigo é para você. Vamos apresentar as vantagens de ter um automóvel na garagem e revelar, com honestidade, quais são os pontos negativos disso. Então, fica a seu critério analisar cada detalhe, avaliar o seu próprio contexto e decidir se o negócio compensa ou não para você.
Combinado? Então vamos lá!
Quais as vantagens de ter um carro?
Para podermos avaliar se vale ou não a pena comprar um carro, precisamos pesar os prós e contras do negócio. Começando pelas vantagens: afinal, por que é tão interessante comprar um veículo?
A primeira vantagem de ter um automóvel é poder andar por aí com ele, sem precisar pedir permissão ou depender de horários e condições específicas. Com um carro, você tem autonomia para ir aonde quiser, sem nenhuma condicional, horário ou rota determinada.
O segundo grande benefício é interligado ao primeiro: você passa a ter mais opções em momentos de crise ou situações mais específicas. Por exemplo, imagine que você está com uma mulher grávida em casa e ela entra em trabalho de parto ou está próxima disso. Nesse sentido, o carro permite que você tenha a autonomia para resolver a situação muito mais facilmente.
Além disso, a terceira grande vantagem é que um carro permite mais praticidade no dia a dia. Pense em como é a sua vida sem um veículo. Se você precisa fazer as compras do mês no supermercado, deve levar um carrinho ou pedir para entregarem em casa para poder transportar tudo. Se vai visitar alguém que mora longe, precisa gastar com o Uber. Cada vez que vai sair para um restaurante ou algo do tipo, tem que esperar o motorista do app chegar.
Para completar, ter um carro garante mais segurança nas ruas. Afinal, não são raros os estudos e pesquisas que mostram que a população se sente insegura andando em opções de transporte público no país.
Por fim, não podemos esquecer de mencionar o prazer de dirigir. Afinal, comandar um carro é uma atividade gostosa e esse é um benefício bem significativo, especialmente quando pegamos a estrada com liberdade para sair de férias e visitar aquelas cidades desconhecidas (e maravilhosas) nas quais não dá para chegar de ônibus.
E as desvantagens?
Por outro lado, também existem pontos negativos em ter um carro
O primeiro deles é o custo de aquisição. Um veículo é um objeto de consumo caro, com valor sempre ao redor das dezenas de milhares de reais.
Além disso, há o custo de manutenção também. Ter um carro significa gastar com combustível, com revisões, com a troca de peças, com estacionamento e, claro, com a depreciação do veículo. Dependendo da distância que vai percorrer, é mais barato pedir um Uber.
Por fim, vale mencionar que um veículo exige esforço e cuidado. É necessário lavá-lo, levá-lo no mecânico, limpar aqui e ali, cuidar do pneu, calibrar, verificar o nível de óleo e água. Enfim, dedicar-se ao automóvel.
Vale a pena ter carro?
Como analisamos, existem pontos positivos e negativos em ter um carro na garagem. A percepção é que, se você tiver o dinheiro para isso (ou souber uma boa maneira de reduzir custos) e gostar de carros, então vale a pena sim ter um automóvel na garagem.
Já se você anda pouco, então talvez não valha tanto a pena assim. Ou, se a questão for o preço, pode ser uma boa ideia comprar um automóvel usado ou seminovo. Isso porque eles contam com a mesma qualidade, mas com um valor bem abaixo dos novos.
Onde comprar os melhores seminovos em Florianópolis?
Se para você valer a pena ter carro, então é interessante conhecer as melhores opções de veículos seminovos e usados. Isso porque, como mencionamos, eles são mais baratos e, se estiverem em ótimas condições, podem ter todos os pontos positivos e ainda reduzir alguns dos negativos. Portanto, para ser o seu primeiro automóvel ou retornar a dirigir depois de um tempo, esses veículos são as melhores opções.
Se você for de Florianópolis, não conseguirá encontrar melhores opções do que os veículos da NoxCar. Isso porque a concessionária trabalha com um modelo que privilegia 3 grandes pontos: a segurança, a flexibilidade e a transparência. Desse modo, é possível fazer negócios que são realmente úteis para os clientes e que entregam valor de verdade, sem ficar só na promessa.
Todos os nossos carros são vendidos com vistoria cautelar para garantir que não há problemas jurídicos ou estruturais com eles. Além disso, temos muita flexibilidade para poder adequar o negócio ao seu contexto, seja ele qual for, e garantir que você receberá o melhor valor possível na negociação, tudo feito de modo muito transparente, franco e aberto.
Gostou? Então conheça o nosso catálogo de veículos agora mesmo e entre em contato pelo símbolo do WhatsApp ao lado para falar com alguém do nosso time!
DEIXE UM COMENTÁRIO