ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO
A Internet é um sistema de rede de computadores capaz de facilitar muitas coisas na nossa vida. Comprar carro usado, por exemplo, é uma delas. Hoje em dia, existem muitas opções de sites e aplicativos onde se pode negociar veículos pela Internet.
No entanto, nem todos os negócios disponíveis online são bons para o consumidor. É importante ter sempre em mente que, apesar da rede ter facilitado a negociação, também facilitou a vida dos golpistas.
Isso não significa, claro, que você deva desistir de comprar carro usado online. É possível conseguir um bom negócio se você souber como se cuidar e filtrar os anúncios ruins. Quer saber como? Então siga a leitura.
Verifique se o carro online é compatível com o preço da Tabela FIPE
A Tabela FIPE é um elemento relativamente polêmico na negociação de carros usados, pois muita gente não sabe como ela funciona. A tabela não é, por exemplo, um guia de depreciação de automóveis. Na verdade, ela age como uma pesquisa de mercado nacional para verificar a média do preço de cada modelo no mercado de usados.
A Tabela FIPE não é um guia de quanto um carro vale depois de respectivo tempo, mas sim uma pesquisa com a média dos valores usados na comercialização do mesmo modelo pelo país.
No entanto, se a Tabela FIPE não é de adoção obrigatória, ela serve muito bem de parâmetro para indicar se há ou não algum problema com aquele veículo em específico.
É normal que alguns particulares ou concessionárias ofereçam automóveis usados e seminovos com preços um pouco acima da Tabela FIPE (por causa de gastos com reparo, garantia, vistorias, entre outros) ou um pouco abaixo da tabela.
No entanto, não é comum um preço que seja muito abaixo da tabela, algo como 20% a menos do que a média indicada ou um percentual acima disso. Se você encontrar um carro nessas condições, é muito provável que ele tenha algum tipo de problema escondido, talvez mecânico ou de documentação.
Diante disso, para evitar problemas no futuro, é indicado não fazer negócios com os carros que estejam com preço incompatível com a média indicada pela Tabela FIPE. Se o automóvel estiver barato demais, é possível que haja algo errado ali e o dono atual queira se livrar do veículo o mais rápido possível.
Procure por um selo de procedência ao comprar carro usado online
Uma das grandes problemáticas de comprar carro usado online (ou até mesmo offline) é como confiar que aquele veículo não tem algum problema escondido e que aquele será um bom negócio.
Não existe um método infalível para isso, mas existem vários indicadores que ajudam a passar mais confiança de que aquele negócio em questão é confiável e que será bom para todos os envolvidos. Um desses indicadores é o selo de procedência.
O selo de procedência é um documento atestando que o carro foi aprovado em uma Vistoria Cautelar feita por uma empresa especializada no assunto. O procedimento busca por problemas estruturais no veículo, bem como confere sua quilometragem, documentação e histórico.
Resumindo: o selo de procedência é a prova de que aquele carro não é uma fraude jurídica, não foi roubado e nem sofreu algum tipo de sinistro. Dessa forma, você ganha um elemento a mais para confiar no negócio.
Obtenha informações do vendedor antes de comprar carro usado online
Antes de fechar negócio, faça uma pesquisa sobre o vendedor para saber mais sobre ele. Se ele for um particular, busque pelo seu nome na Internet e consulte seu CPF para saber se há algum problema. Se possível, peça para um advogado fazer isso.
Esse tipo de averiguação é importante, já que o carro pode ter sido penhorado em algum processo do vendedor, por exemplo. Nesse caso, é possível que o automóvel tenha alguma restrição no DETRAN, o que geraria uma série de problemas futuros para o comprador.
Esse é um dos riscos de comprar carros com particulares. Já as concessionárias de confiança costumam fazer uma pesquisa séria e não aceitam negociações com veículos com restrição, por motivos óbvios.
Leve um mecânico para verificar o veículo antes de comprá-lo
Se você conhecer um mecânico competente ou uma oficina que seja de confiança, combine com o vendedor para que você possa levar o automóvel para uma vistoria antes de fechar negócio.
Se tudo for negociado de boa-fé e com educação, não existe razão para que o vendedor se negue a permitir que o automóvel seja analisado por um mecânico, a fim de garantir que não haja nenhuma falha crítica em alguns dos seus sistemas.
Dessa forma, você garantirá que vai comprar um automóvel usado, sim, mas em boas condições e que não tenha nenhum problema escondido debaixo do seu capô.
É possível comprar online de concessionárias
Não são somente particulares que vendem carros usados pela Internet, em aplicativos ou sites especializados. Existem muitas concessionárias que também estão nesses locais, como é o caso da NoxCar.
Para o consumidor isso é uma grande vantagem, pois as concessionárias conseguem oferecer negócios mais seguros. Veja o caso da NoxCar, por exemplo. Todos os veículos à venda possuem o Selo de Procedência e Vistoria Cautelar, de modo a garantir mais tranquilidade aos clientes.
Além disso, temos uma oficina própria que faz a revisão de todos os veículos para garantir sua qualidade mecânica. Para completar, oferecemos 1 ano de garantia total aos clientes, já que temos total confiança na qualidade dos automóveis à venda.
Se você gostou da ideia de comprar carro usado online, mas ainda não decidiu qual modelo, confira nossa lista com os melhores automóveis para comprar ainda em 2019!
DEIXE UM COMENTÁRIO