Se você já pensou em comprar carros usados e conversou sobre isso com algum amigo, com certeza deve ter ouvido dezenas de conselhos ou “frases prontas” sobre o assunto.
“As concessionárias te enganam” ou “Não vale a pena, você vai perder dinheiro” são coisas que muita gente fala por aí.
Mas será que essas “verdades” são reais ou não passam de mitos?
Se você quer saber o que é ou não real sobre comprar carros usados, siga a leitura deste artigo até o final.
1. “A quilometragem é a única coisa que importa ao comprar carros usados”
Esse é um dos principais “conselhos” que muita gente dá quando sabe que um amigo pretende comprar um carro usado. Por um lado, até que faz sentido, mas trata-se de um mito.
É claro que a quilometragem do carro usado é um dos elementos mais importantes na hora de avaliar um automóvel, mas não é a única coisa que importa.
A avaliação de um carro usado deve ser feita com cuidado e levando uma série de fatores em consideração, como a manutenção do veículo, opcionais, preço de mercado, idade, reformas…
Por exemplo, você acha que vale mais a pena comprar um carro sinistrado que só rodou 5 mil quilômetros ou um outro bem conservado, que nunca tenha se envolvido em acidentes, mas que tenha rodado 20 mil?
2. “O vendedor sempre vai me enganar na negociação de carros usados”
Isso é um mito. É claro que existem profissionais maliciosos, mas não se trata da regra e sim da exceção.
No entanto, existem maneiras do consumidor se proteger e evitar ser enganado em uma negociação. Uma delas, por exemplo, é o selo de procedência.
Esse selo é dado a um carro que passa pela Vistoria Cautelar e fica comprovada a sua origem, quilometragem, se o odômetro foi adulterado ou não, se foi sinistrado, recalls e vários outros elementos. No final da Vistoria, é gerado um laudo comprovando cada um desses pontos.
E o melhor: a Vistoria Cautelar é feita por uma empresa de fora, sem nenhuma relação com a concessionária, cuja reputação depende exclusivamente de fazer um bom trabalho ou não.
Por isso é importante fazer negócios com concessionárias que trabalham de forma transparente, que prezam pela segurança do cliente e contam com selo de procedência em todos os seus carros.
3. “Todos os carros que tiveram um só dono são melhores que os demais”
Assim como o caso da quilometragem, esse é um mito criado por causa do exagero.
É claro que o carro que teve apenas um dono tem uma maior probabilidade de estar melhor conservado do que um automóvel com 5 ex-proprietários, por exemplo. No entanto, isso não é uma regra da natureza.
É possível que um veículo tenha tido 3 ou 4 excelentes donos, que conservaram e cuidaram muito bem do automóvel e ele esteja em ótimas condições, ao mesmo tempo que você pode comprar um carro de um único dono, mas que foi sinistrado.
Por isso, não vale a pena se acomodar nessas regrinhas de “um só dono” ou variações do tipo “compre carro usado por mulheres, pois elas cuidam melhor”, porque as coisas não são assim.
Para garantir a qualidade de um automóvel seminovo, busque pelo selo de procedência e, se precisar, leve o veículo a um mecânico de confiança para uma avaliação.
4. “Não dá para trocar um carro financiado”
Esse é um mito que nasce da falta de informação. Até parece fazer sentido que você não possa trocar um carro financiado. Afinal, tecnicamente, você ainda não “terminou de pagá-lo”.
Mas as coisas não funcionam assim. Dá sim para trocar um carro financiado, desde que você siga os procedimentos corretos para a ação. O link anterior mostra como fazer isso.
5. “Não tem como saber se o carro está em boas condições ou não”
Se você leu o texto com atenção até aqui, já sabe que isso trata-se de um mito, não é mesmo?
Dá para saber sim se o carro está em boas condições antes de comprá-lo. Basta fazer uma boa avaliação do veículo. Nós ensinamos como neste link.
Além disso, o selo de procedência é uma maneira fácil de atestar a qualidade de um carro usado. Na Vistoria Cautelar, há um exame completo, observando aspectos estruturais e de documento do veículo.
Se o carro já tiver sofrido algum sinistro, por exemplo, o que aumenta as chances de ter problemas mecânicos. Esse problema será detectado pela Vistoria.
6. “Não há variedade de modelos nas concessionárias de revenda”
Mas é claro que existe variedade. Não tem motivo para não haver, na verdade. Afinal, todo tipo de motorista busca vender e comprar carros. Logo, existe grande variedade sim.
O que pode não existir é garantia de estoque, já que a oferta de carros usados depende da região e do momento.
Além disso, pode ser que encontrar algum carro muito específico (como um Hyundai Veloster 2016 laranja com banco de couro, ar-condicionado e sensor de estacionamento) seja difícil, mas as concessionárias de revenda trabalham com todos os modelos, marcas e tipos de automóveis.
7. “Compra de carros usados só vale a pena se for feita direto com particular”
Mais um mito. Na verdade, é justamente o contrário: não vale muito a pena comprar carros usados com particulares.
Esse mito nasce da percepção de que é possível negociar mais com um particular e pagar menos pelo veículo.
O problema é que não há a mesma garantia e segurança quando a compra é feita de uma pessoa, e quando a compra é efetuada em uma concessionária e com selo de procedência.
Em uma concessionária de confiança, o veículo é limpo, analisado, cuidado, há a Vistoria Cautelar, Garantia… enfim, todo um trabalho para que aquele automóvel esteja em ótimas condições para os clientes.
Com o particular, isso não acontece.
Por fazer compras inseguras assim, atrás de uma suposta economia (que não vem, já que depois a pessoa precisará gastar mais quando descobrir problemas escondidos), que nascem os outros mitos da lista.
Algumas revendedoras, como a NoxCar, trazem mais vantagens para quem quer comprar carros. Elas vão além da Garantia Legal de 3 meses e oferecem 1 ano de garantia, por exemplo. Algo que nenhum particular poderá oferecer.
Como não cair em mitos ao comprar carros usados?
Se você tem o interesse de comprar carros usados, lembre-se de pesquisar bastante e se informar para tomar uma boa decisão de compra e ficar satisfeito com o seu novo automóvel.
É por isso que a NoxCar valoriza a segurança dos clientes, a transparência e flexibilidade como os pilares da sua atuação. Nós, da NoxCar, oferecemos Selo e Laudo de Procedência e 1 Ano de Garantia em todos os veículos vendidos, de modo a proporcionar a melhor experiência para nossos clientes.
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