ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO
Existem muitas opções de carros seminovos no mercado atualmente. São tantas que, em alguns casos, pode ser difícil escolher qual você quer levar para casa.
Para ajudar a resolver essa indecisão, nós listamos 7 excelentes carros disponíveis no mercado de usados para você comprar. Claro que nem todos são adequados para a sua necessidade particular. Talvez você precise de algo maior para família ou com mais opcionais. Entretanto, com certeza há algum carro perfeito para você na nossa lista.
Para montá-la, levamos em consideração os índices da Cesvi Brasil, especialmente o Índice de Manutenção Veicular (que calcula o gasto médio de manutenção de cada modelo) e relatos de qualidade mecânica de profissionais.
Curioso para saber quais carros seminovos comprar? Então siga a leitura!
01. Nissan Versa
O Nissan Versa pode não ser um dos veículos mais vendidos no Brasil, mas quem compra não fica arrependido.
Uma das razões para que ele seja um sucesso entre os donos é o seu baixo custo no pós-venda. Para começo de conversa, sua manutenção é baixa: no Índice de Manutenção Veicular, que vai de 10 a 60 (sendo 10 o carro mais barato na manutenção e 60 o mais caro), a nota do Versa é de apenas 21, uma das mais baixas.
Na verdade, em sua categoria, o Nissan Versa é um dos que tem o menor custo de manutenção médio. Para um carro usado, isso é muito importante.
02. Ford Ka
Um dos grandes campeões de vendas no Brasil é o Ford Ka. O veículo, além de seduzir novos motoristas, pode ser uma ótima opção para quem busca por carros seminovos.
Uma das razões disso é o seu grande sucesso no mercado. A lógica é simples: se existem muitos Ford Ka por aí, então o conhecimento dos seus problemas é maior, os mecânicos sabem lidar com ele mais facilmente e a oferta de peças para reposição é bem grande.
Apesar disso, o Ka não costuma dar muitos problemas. Dos carros populares, ele é um dos que tem a menor incidência de problemas, além de ter uma manutenção barata: sua nota no Índice de Manutenção Veicular é de 22.
03. Hyundai HB20
Uma situação parecida com a do Ford Ka é a do Hyundai HB20. O veículo da montadora sul-coreana, aliás, disputa posição com o Ka no ranking dos mais vendidos, ficando atrás do Onix.
Por conta disso, há uma abundância de informações e peças para corrigir eventuais problemas que o veículo possa apresentar. Assim, seu custo de manutenção é reduzido: o HB20 tem nota 22 no Índice de Manutenção Veicular.
04. Renault Duster
Sinônimo de baixo custo e robustez, o Renault Duster é uma opção para quem busca por um SUV usado de qualidade.
O carro se destaca por apresentar poucos problemas, sem que tenha nenhuma grande questão nele. Em versões mais antigas, de antes de 2015, havia a reclamação de que o motor consumia muito combustível, mas isso já foi consertado pela montadora.
Uma versão de 2016, com motor 1.6, por exemplo, anda cerca de 10 quilômetros por litro de combustível. Essa é uma taxa de eficiência de carro popular, mas com potência e desempenho de SUV.
Outra boa notícia é o seu custo de manutenção, que é baixo: nota 23 no Índice de Manutenção Veicular.
05. Fiat Strada
Para quem busca uma picape, a Fiat Strada é uma das melhores opções dentre os carros seminovos.
O modelo da montadora italiana se destaca por ser reconhecido pelos mecânicos como uma das picapes que menos dá problemas técnicos aos seus donos.
Por causa disso, a Strada tem um custo muito baixo de manutenção: nota 21 no Índice de Manutenção Veicular.
06. Renault Sandero
O Renault Sandero é uma excelente opção para quem busca por um carro seminovo com baixo custo de manutenção e baixa incidência de problemas.
O veículo da montadora francesa se destaca no mercado por registrar poucas ocorrências de falhas e demais problemas. As situações que se ouve falar são todas pontuais, derivadas de problemas específicos. Não há uma falha do sistema, como em outros modelos.
Além disso, as peças para reposição ou manutenção do Sandero são baratas em relação ao mercado, o que faz dele uma opção de excelente custo-benefício.
07. Honda Civic
Para quem gosta de um sedã, o Honda Civic é uma boa alternativa entre os carros seminovos no mercado.
O Civic é conhecido pelos mecânicos como um carro simples, se comparado com a engenharia de outros veículos da mesma categoria. Por causa disso, os reparos não são complicados e os automóveis ficam pouco tempo na oficina.
Além disso, o Civic é um carro bem potente. São mais de 200 cavalos de potência nas versões mais recentes, com velocidade máxima de 238 km/h.
Seja qual for o seu veículo escolhido, lembre-se de comprar carros seminovos com uma concessionária que ofereça segurança, transparência e flexibilidade.
Comprar um carro é um negócio importante e oneroso. Por essa razão, é importante fazer da maneira correta, protegendo-se, com alguém que não esconda detalhes e que ofereça muita flexibilidade para se encaixar no seu contexto.
E aí, quais desses carros seminovos é o seu favorito? Conte pra gente nos comentários abaixo, e venha nos fazer uma visita!
Honda Civic
Sim, Honda Civic é um veículo muito bom, Jovani!