ESTOU PLANEJANDO TROCAR DE CARRO

5 perguntas que você deve fazer antes de comprar carro seminovo em Florianópolis

5 perguntas que você deve fazer antes de comprar carro seminovo em Florianópolis


Se você está pensando em comprar carro seminovo em Florianópolis, precisa fazer algumas perguntas específicas para entender se o automóvel em questão é indicado para você.

Essas perguntas são necessárias, pois ajudam a garantir que o seu processo de decisão de compra seja racional e que você não venha a se arrepender depois. Afinal, não vale a pena comprar um automóvel, caso você fique insatisfeito poucos meses depois.

No entanto, que perguntas são essas que garantem uma boa compra de automóvel? Confira a seguir!

1. Que tipo de carro que pretendo ter?

Essa é a pergunta principal quando queremos comprar um carro seminovo em Florianópolis. Afinal, ela ajudará a guiar todas as outras questões e negociações nesse processo.

É importante definir o que você procura em um automóvel, já que existem modelos perfeitos para cada tipo de consumidor. Se você quer um carro para toda a família, por exemplo, com espaço para poder levar as malas e sair de férias com os filhos, então você poderá privilegiar um SUV com um bom porta-malas.

Já se você é jovem e busca o seu primeiro carro, talvez se saia melhor com um hatch mais simples, com um desempenho mais eficiente e que represente um custo mensal menor para o seu orçamento.

São dois cenários diferentes e, por isso, o hatch não serve para as necessidades do pai de família e o SUV pode ser caro demais para o jovem. Portanto, a ideia é entender qual a sua necessidade para encontrar o veículo certo.

2. Este carro foi sinistrado?

Assim que você entender qual carro quer e começar a ver as opções no mercado, é hora de filtrá-las para identificar o melhor modelo para você. Uma das primeiras perguntas a ser feita é se o automóvel foi ou não sinistrado.

Isso é importante, pois é uma prática relativamente comum de algumas seguradoras recuperar um veículo que sofreu um sinistro, como por exemplo uma enchente, e colocá-lo de volta no mercado.

O problema é que não existe uma certeza de que o carro sinistrado esteja em bom estado. Voltemos à questão do automóvel que passou por uma enchente. Por melhor que seja o trabalho de recuperação do veículo, ele pode ter acumulado água em determinados lugares, o que leva à ferrugem e danos estruturais, além de descascar a pintura do carro.

Por essa razão, o recomendado é evitar carros que passaram por um sinistro. Por mais baratos que sejam, eles não compensam com os potenciais danos futuros.

3. Este carro está com a documentação em ordem?

A documentação do veículo é um elemento essencial antes de comprar um carro seminovo em Florianópolis ou em qualquer outra região. Afinal, se os documentos não estiverem em dia e em ordem, o negócio pode até mesmo ser anulado.

Isso acontece porque um carro penhorado em um processo judicial não pode ser vendido. O juiz pode anular o negócio para que o automóvel se mantenha no processo, caso tenha ocorrido a venda do mesmo. Nesse caso, você ficaria sem o veículo e teria de entrar na Justiça para recuperar seu dinheiro.

Outra situação é a de impostos atrasados e multas do veículo. Nesse caso, essas dívidas acompanham o carro e o novo dono deve pagá-las. Por isso, é essencial saber se o automóvel que você quer comprar tem dívidas ou não.

Esse é um dos riscos de comprar carros usados com particulares: é mais difícil saber se há alguma situação jurídica ou financeira. Nesse caso, as concessionárias costumam levar vantagem, já que investigam todo o histórico do veículo antes de colocá-lo à venda.

4. A quilometragem do carro é compatível com sua idade?

A quilometragem é um dos principais indicadores para o nível de desgaste de um veículo. Você sabe, por exemplo, se precisará trocar peças em breve ou não ao calcular quantos quilômetros foram rodados e verificar o calendário de revisão no manual do automóvel.

No entanto, é comum que alguns vendedores mudem a quilometragem para vender um carro mais facilmente e com um valor maior. Existe um equipamento para verificar se a quilometragem foi adulterada, mas você pode tentar identificá-la ao fazer uma média dos quilômetros rodados com base na idade do veículo.

O padrão é que o carro ande de 15 a 20 mil quilômetros por ano. Esse é o gasto médio. Se estiver muito abaixo disso, é sinal de que a quilometragem pode ter sido adulterada. Não é garantia, claro, mas é uma possível explicação.

5. Qual a melhor maneira de comprar carro seminovo em Florianópolis?

Agora que já vimos todas essas perguntas, chegamos à principal delas: afinal, como comprar carro seminovo em Florianópolis com segurança? A resposta é simples: venha até a NoxCar.

Todos os nossos carros contam com um selo de procedência recebido após aprovação em uma Vistoria Cautelar. Esse processo verifica todas as questões que listamos aqui: se o automóvel foi sinistrado, se há problema documental ou se a quilometragem foi adulterada.

Além disso, nós trabalhamos com maior flexibilidade para poder acomodar as necessidades de cada cliente, além de conduzir as negociações com muita transparência. Essa é a nossa visão de negócio!

Se você se interessou, venha conhecer os nossos veículos! Estamos localizados na Rua Prefeito Dib Cherem, número 3.490, em Capoeiras, Florianópolis(SC).

Diego Martins: