O que você leva em consideração na hora de comprar um carro? Juntamente com o modelo dos sonhos, o orçamento disponível e a conservação do veículo, no caso dos seminovos, você também deve pensar nos gastos que ele vai demandar mensalmente – e, aqui, não estamos falando somente da parcela do financiamento e do seguro.
Para você fazer um bom negócio, além de todos esses pontos, é preciso levar em consideração o consumo do carro, porque, dependendo da montadora, potência e modelo, ele tende a ser maior ou menor.
Agora, se você não está pensando em trocar de veículo no momento, mas, mesmo assim, quer melhorar o consumo do seu carro, fique tranquilo. Preparamos o post de hoje com dicas exatamente para lhe ajudar a otimizar o gasto de combustível, de forma que você não sinta peso no bolso. Vamos lá?
#1 Dirija mais devagar
Nós começamos a nossa lista de dicas com essa, que até parece conselho de mãe. Mas, acredite, além do fator segurança, dirigir mais devagar pode deixar o seu bolso mais leve. Isso porque, quando você pisa forte no acelerador, automaticamente, aumenta a resistência do ar, o que vai fazer com que o carro tenha que consumir mais para atingir a velocidade desejada.
Quando, por exemplo, você dirige a 140 km/h, consome 25% a mais de combustível do que se estivesse a 110 km/h.
#2 Reduza o peso do veículo
Se você quer melhorar o consumo do seu carro, esqueça aquele hábito de ir deixando acumular coisas dentro do carro. O motivo? A física explica. Você se lembra da lei que diz “força = massa x aceleração”?
A lógica é que, quando maior o peso carregado dentro do veículo, mais força ele vai precisar fazer, ou seja, maior vai ser o consumo de combustível. De acordo com o Escritório de Eficiência Energética e Energias Renováveis dos Estados Unidos, um peso extra de 40 quilos pode reduzir o consumo de um carro em até 2%.
#3 Troque de marchas de maneira correta
Para os carros de câmbio manual, é imprescindível saber os tempos corretos para fazer a troca de marcha. Isso porque, as famosas “esticadas” são extremamente prejudiciais para o rendimento do veículo, principalmente se a sua ideia é melhorar o consumo do seu carro.
Se você força o rendimento, ou seja, usa uma marcha baixa para alcançar uma velocidade alta, o motor vai precisar de mais combustível para dar essa resposta.
#4 Fique atento à calibragem do pneu
Quando foi a última vez que você aproveitou a parada no posto de gasolina para calibrar os pneus do seu carro? Esse é o típico cuidado que a maior parte dos motoristas vai empurrando com a barriga e deixando para depois, mas, se você quer melhorar o consumo do seu carro, é bom ficar atento.
Quando os pneus estão com a calibragem abaixo do ideal, aumenta o atrito deles com o solo, o que ocasiona o maior consumo de combustível. A lógica é simples: se você estiver andando de bicicleta com o pneu murcho, vai cansar mais rapidamente, porque será preciso usar mais força, certo?
#5 Siga o calendário das manutenções preventivas
Por último, mas não menos relevante, a dica é seguir o calendário de manutenções preventivas para melhorar o consumo do seu carro. Durante a checagem do veículo, são observados sistemas que podem interferir diretamente no rendimento do mesmo.
Como exemplos, temos o filtro de ar sujo e o óleo vencido. O primeiro diminui o fluxo de ar para o motor, o que prejudica a mistura ideal dele e do combustível, e o segundo aumenta o atrito, provocando o aquecimento e, consequentemente, elevando o consumo de combustível.
Viu como é possível melhorar o consumo do seu carro? Com essas dicas, você vai ter o melhor rendimento e não vai precisar arcar com custos além do planejado. Lembre-se que, se for comprar um seminovo, é importante escolher uma revendedora que dê atenção, principalmente, ao quesito de manutenções em dia de todas as unidades do seu estoque, de forma que confie tanto nos seus produtos que ofereça garantia estendia para os seus clientes, como acontece aqui, na NoxCar.
E você, ficou com alguma dúvida sobre nossas dicas? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.