5 coisas que ninguém fala sobre vender seu carro em Florianópolis

Você está pensando em vender seu carro em Florianópolis(SC)? Se sim, então precisa saber de alguns fatos que não são normalmente comentados pelas pessoas, mas que influenciam diretamente a sua experiência.

Afinal, vender um carro não é uma tarefa simples ou fácil. Existe burocracia, há uma preparação prévia e muitos outros fatores que impactam como o negócio será conduzido e se será uma experiência positiva ou negativa.

Quer saber as verdades que ninguém fala sobre vender seu carro em Florianópolis? Então siga a leitura abaixo!

1. Você não vai vender seu carro em Florianópolis pela Tabela FIPE

A Tabela FIPE é um importante documento que é usado no Brasil inteiro para muita coisa, inclusive para determinar o valor a ser pago de impostos por carros usados e seminovos. No entanto, ela também é muito mal compreendida pelas pessoas.

Muita gente entende que a Tabela FIPE é o “preço tabelado” dos carros usados. Portanto, quando vamos vender um automóvel, devemos esperar receber o mesmo valor da tabela.

Entretanto, isso não acontece. Por causa disso, as pessoas ficam frustradas e acham que foram enganadas pelas concessionárias, lojas ou pelos compradores particulares.

Para quem vai vender seu carro em Florianópolis, é importante entender que a Tabela FIPE representa apenas o valor médio pago por aquele modelo no Brasil. Isso não significa que ela resulte em um valor fixo de mercado.

Um dos principais fatores que faz com que as pessoas não paguem a Tabela FIPE no seu carro é o estado de conservação dele. Se ele não estiver com todas as revisões em dia, com pouca quilometragem e em estado impecável, dificilmente ele terá um valor próximo ao da tabela.

Mesmo se o carro estiver em um ótimo estado de conservação, ainda assim você dificilmente conseguirá receber o valor da tabela pelo seu automóvel, já que existem fatores acima do seu controle, como a região do país em que você está, se o veículo tem acessórios ou não e a demanda do mercado por aquele modelo.

O melhor a fazer para evitar frustrações é encarar a Tabela FIPE como uma espécie de preço-base do seu carro e, a partir disso, entender que existirão deduções com base em uma série de fatores, incluindo a conservação e outros mencionados até aqui.

2. Você precisa cuidar do seu carro para vendê-lo por um bom preço

Nós falamos acima sobre como o estado de conservação de um carro afeta no seu preço. Por isso, é importante entender que você vai precisar cuidar muito bem do seu automóvel se quiser vendê-lo por um bom preço.

Isso, no entanto, você já sabe. O que provavelmente não te disseram é que esse cuidado deve ser durante toda a utilização do automóvel e não só na hora de vendê-lo.

Não adianta só levar o veículo no lava a jato e comprar tapetes novos para ele ficar mais bonito e apresentável. Para que o seu carro se valorize na negociação, é necessário conservá-lo bem, dirigi-lo com cuidado, fazer todas as revisões, limpá-lo com frequência e muitos outros cuidados para que ele não perca muito valor com o tempo.

3. Você vai precisar negociar muito se for vender para particular

Se você quer vender seu carro em Florianópolis, tem duas principais opções: vender para uma concessionária ou para um particular. Cada um tem seu conjunto de vantagens e desvantagens e é necessário ponderar bem essas características antes de fazer a sua decisão.

Uma das maiores desvantagens de vender carros para particulares é ter de negociar bastante pelo veículo. 

Quando postamos um carro em sites online como a OLX ou o Mercado Livre, recebemos uma boa quantidade de respostas, mas normalmente as pessoas costumam pechinchar bastante e tentam baixar o preço o máximo possível.

Além disso, nem todos que pedirem para ver o carro vão querer comprá-lo, o que significa que você terá muito trabalho mostrando o veículo, levando para test drive (se oferecer a opção) e negociando com os interessados.

4. Você precisa conhecer todos os métodos de venda para achar o melhor negócio

Já se você quiser vender seu carro em Florianópolis para uma concessionária, precisará entender que existem dois principais métodos para isso.

O primeiro deles é vender para a empresa e pronto. Você leva seu carro até a concessionária, ela avalia o veículo e oferece um preço. Você aceita, a documentação é providenciada e o negócio é fechado. 

Essa é a maneira mais rápida e fácil de vender um automóvel, desde que o seu carro esteja em boas condições, claro. Além disso, dependendo das suas intenções, dá para usar seu veículo como entrada para comprar um novo. Nada mau, hein?

Já se você quiser receber um pouco mais pelo seu carro, pode optar por consignar automóvel em Florianópolis. O processo também é simples de entender: você deixa o seu carro na concessionária e a equipe do lugar tentará vendê-lo. Quando o negócio for fechado, você receberá o dinheiro e pagará uma taxa pelos serviços da empresa.

Também é simples de fazer e a valorização é maior, mas demora um pouco mais para fechar negócio.

5. O melhor lugar para vender seu carro em Florianópolis é na Noxcar!

Se você considerou que o melhor para você é vender seu carro para uma concessionária, saiba que a NoxCar é a sua melhor opção em Florianópolis.

Nós trabalhamos com muita flexibilidade, oferecendo todos os tipos de negócio pelo seu carro: venda direta, consignação ou como entrada para aquisição de um outro veículo.

Além disso, trabalhamos com transparência, garantindo uma avaliação justa do seu automóvel, com base nas suas condições de conservação, quilometragem e outros fatores.

E aí, quer vender seu carro em Florianópolis com quem mais entende do assunto? Então venha nos procurar na Rua Prefeito Dib Cherem, 3490, Capoeiras – Florianópolis(SC).

Diego Martins: