12 vantagens e desvantagens do GNV

Se você é motorista de aplicativos ou simplesmente quer economizar mais no consumo de combustível do seu carro, provavelmente já ouviu falar na conversão para usar Gás Natural Veicular. Mas você conhece as vantagens e desvantagens do GNV?

Antes de fazer a transição no seu carro para passar a usar o Gás Natural Veicular como combustível, é importante entender quais são as vantagens e desvantagens do GNV para fazer a escolha correta.

Afinal, a instalação do sistema pode trazer vários benefícios, como também desvantagens e até mesmo risco de acidentes. Portanto, siga a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é o GNV?

Para entender quais são as vantagens e desvantagens do GNV, precisamos em primeiro lugar explicar o que é esse combustível e como ele pode ser utilizado no seu carro. 

O Gás Natural Veicular é um tipo de combustível automotivo não líquido que pode ser usado para mover a maior parte dos carros no mercado depois de uma intervenção para adaptar os veículos. Atualmente, nenhum carro sai de fábrica compatível com o combustível, embora a situação fosse diferente até 2016, quando o Fiat Siena Tetrafuel saiu de linha.

Para poder usar o GNV em um carro, é necessário instalar um kit GNV que ocupa quase todo o porta-malas do automóvel com os cilindros de gás que são vendidos no mercado.

Quais as vantagens e desvantagens do GNV?

Agora que já explicamos superficialmente do que estamos falando, é hora de ver as vantagens e desvantagens do GNV. Somente assim podemos decidir se vale ou não a pena instalar o sistema no carro.

Vantagens

  1. Maior economia

Um dos principais benefícios para quem quer instalar um kit GNV no carro é a economia de combustível. De acordo com uma análise da revista Exame, o uso de GNV no carro pode gerar uma economia de até 56,5% em relação à gasolina.

  1. Menos poluente

O GNV é um gás que emite cerca de 20% menos dióxido de carbono na atmosfera, o que faz com que ele seja bem menos poluente. Por causa disso, o motorista contribui com o meio ambiente e evita piorar o cenário de mudanças climáticas.

  1. Há benefícios em peças do carro

O uso do kit GNV ajuda a aumentar a durabilidade de algumas peças do carro. Quem mais sente o benefício é o sistema de injeção. Ao contrário da gasolina ou etanol, o Gás Natural Veicular não permite o acúmulo de resíduos nos bicos injetores, o que aumenta a sua vida útil. O óleo lubrificante do motor também dura mais tempo pelo mesmo motivo. Já o escapamento do carro pode ganhar 20% mais vida útil por não haver acúmulo da água que existe na gasolina e no etanol.

  1. IPVA mais barato

Alguns estados do Brasil oferecem descontos no IPVA para os carros que tem o kit GNV instalado. Isso acontece porque o combustível é menos poluente, o que ajuda os estados a cumprirem suas cotas de redução de emissão de CO2. Portanto, além da economia com o combustível, há uma redução tributária significativa também.

Desvantagens

  1. Custo de instalação alto

Como nem tudo são flores, o kit GNV também tem desvantagens. A primeira delas é o custo de instalação alto: um serviço bem feito e credenciado pelo Inmetro pode girar ao redor de R$5.000,00 a R$7.000,00 ou até mais.

  1. Perda da garantia

A instalação do kit GNV no automóvel gera a perda automática da garantia do veículo. Por isso, caso você tenha algum problema com o carro, não poderá usar os serviços da concessionária para resolvê-lo.

  1. Desvalorização do veículo

Muitos motoristas de aplicativos e taxistas instalaram o kit GNV para economizar com gasolina. De fato, a economia é muito vantajosa. No entanto, eles têm uma surpresa negativa quando vão comprar um novo carro para Uber ou táxi: o veículo atual perdeu boa parte do seu valor por causa do kit.

De acordo com uma análise de mercado, um carro com GNV pode perder de 15 a 20% do seu valor simplesmente por ter o kit instalado. Isso acontece por causa da perda de bateria e da modificação do automóvel. 

Assim, quando você for usar o carro de entrada para financiar um novo modelo, terá essa queda de valorização e precisará pagar mais. Além disso, muitas concessionárias podem nem aceitar o carro modificado como entrada na hora de trocar o veículo.

  1. Danos mecânicos

Se o GNV ajuda na conservação de algumas peças, ele também prejudica outras. Os cabos de velas são os maiores prejudicados pois perdem METADE da sua vida útil (que é normalmente de 30 mil quilômetros). Esse é um gasto extra para motoristas de aplicativos pois acabam tendo de trocar os cabos de vela quase que mensalmente.

O cabeçote do motor também sofre, pois passa a receber maior pressão vinda do GNV. Isso causa fissuras e pode fazer a peça trincar, tendo de trocá-la.

  1. Perda de potência

De acordo com uma análise, o kit GNV pode gerar uma perda de pelo menos 3% da potência do motor do carro. Isso considerando o GNV de 5ª Geração, que é a versão mais atual do sistema. Versões mais antigas geram perdas ainda maiores.

  1. Maior custo de manutenção

Uma das desvantagens do GNV é o fato de que ele exige um cuidado de manutenção maior. Primeiro porque você perdeu a garantia do automóvel. Em segundo lugar, porque o sistema exige uma atenção maior mesmo (até porque ele é considerado uma modificação no carro e, portanto, é inspecionado com maior vigor pelo Detran). Esse cuidado extra, claro, custa dinheiro.

  1. Risco de acidentes

Apesar de pequeno, a instalação do GNV pode aumentar o risco de acidentes e incêndio no carro, já que o gás é altamente inflamável. Esse risco é muito maior quando o sistema é instalado de maneira informal, sem ser feito por uma equipe credenciada.

  1. Perda de espaço

Por fim, um problema comum do Gás Natural Veicular é a perda de espaço no porta-malas. Para motoristas de aplicativos, isso pode custar algumas viagens já que os clientes podem querer usar o porta-malas para ir ao aeroporto ou fazer viagens maiores.

Vale a pena instalar o kit GNV no meu carro?

Agora que você já viu as vantagens e desvantagens do GNV, a pergunta que fica é: vale a pena instalar o kit no carro?

De fato, o sistema gera uma economia de combustível maior. No entanto, há uma série de gastos “escondidos” que podem consumir toda essa economia, como a troca de peças, a manutenção constante, a perda de valor e de garantia. Isso sem falar no risco de acidentes caso a instalação seja mal feita.

No fundo, a instalação depende de cada contexto. Veja qual é o seu modelo de carro e faça as contas para saber se a economia de combustível e IPVA compensam os gastos extras que você terá.

E aí, gostou de aprender as vantagens e desvantagens do GNV? Se você quiser acompanhar mais conteúdos desses e aprender como comprar o melhor carro para você, curta a nossa página no Facebook e siga o nosso Instagram!

Diego Martins: